Museu da Infância Unesc ensina a confeccionar brinquedos com materiais reutilizáveis
Os tradicionais brinquedos peteca e bilboquê ganharam os holofotes na terça-feira (18/5), data na qual é celebrado o Dia Internacional dos Museus. Em alusão à celebração e à programação da 19ª Semana Nacional de Museus, o Museu da Infância Unesc promoveu uma oficina com instruções para a confecção dos brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis.
Além desta ação realizada por meio de live, o setor protagonizará um encontro virtual em torno da temática “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar” com a intenção de reunir trabalhadores em museus da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a partir das 19h30.
A equipe envolvida na preparação da transmissão, a bolsista do Setor Arte e Cultura Sandra Regina Bittencourt Figueira, e as estagiárias do Museu da Infância, Luana dos Santos Joaquim e Aline Delavechia Rodrigues, disponibilizou uma lista com todos os materiais necessários e montou ao vivo modelos dos brinquedos, sugerindo novas opções de matéria prima.
Com a escolha, conforme Aline, foi possível ainda ensinar a forma de brincar com os materiais e valorizar brinquedos utilizados há séculos. “Os são de origem indígena. O bilboquê, por exemplo, existe há mais de dois mil anos no Brasil”, acrescentou.
A transmissão completa pode ser assistida na página @museudainfanciaunesc. (https://www.instagram.com/p/CPBcFLanQbC/)
Encontro regional
Os interessados em participar do segundo momento do dia, o Encontro de Trabalhadores em Museus da Região da Amrec, a partir das 19h30, podem encontrar também na página o link da sala virtual do Google Meet ou solicitá-lo por meio do endereço museudainfancia@unesc.net.
Os eventos fazem parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo o território nacional entre os dias 17 a 23 de maio de 2021.
Texto e foto: Comunicação Unesc