O curso de Direito da Unesc vai marcar o início do primeiro semestre de 2018 com uma Aula Inaugural para as turmas dos períodos matutino e noturno nesta quinta-feira (8/3). O evento trará a professora doutora da UFSC Grazielly Alessandra Baggenstoss para falar sobre “Gênero e Feminismos no Ensino Jurídico” e a professora doutora da Universidade de Brasília Ela Wiecko Volkmer de Castilho, para abordar o tema “Mulheres e Carreiras Jurídicas”.
Grazielly falará com os estudantes do período matutino, em Aula Inaugural com abertura às 8h30. Já Ela, fará a palestra no evento com início às 19h15. Ambos ocorrem no Auditório Ruy Hülse.
A Aula Inaugural terá ainda a participação de professores e da coordenação do curso de Direito da Universidade, da presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Maria Estela Costa da Silva e da presidente da Subcomissão da Mulher Advogada da OAB/Criciúma, Rosana Guimarães Corrêa e do delegado da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Fernando Possamai.
Currículo
Grazielly Alessandra Baggenstoss é doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), mestre em Direito, Estado e Sociedade (UFSC), doutoranda em Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano. Professora da UFSC, atuante no curso de Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito nas disciplinas de Direito e Feminismos, Hermenêutica Jurídica, Prática Jurídica e Metodologias do Ensino Jurídico e da Pesquisa. Pesquisadora e coordenadora de programa de extensão também da UFSC.
Ela Wiecko Volkmer de Castilho é doutora em Direito (UFSC) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. É professora da Faculdade de
Direito da Universidade de Brasília, onde lidera o Grupo Candango de Criminologia e o Moitará – Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem temas como violência contra as mulheres, tráfico de pessoas, política de drogas, sistema prisional e alternativas à prisão e direitos dos povos indígenas.
Texto: Milena Nandi: Foto divulgação