Empresa Ouro Negro é recertificada pelo ‘Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade’

Empresa Ouro Negro é recertificada pelo ‘Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade’

Crescer de forma sustentável, alavancando novos negócios e sendo referência com qualidade e segurança no mercado de atuação é a visão da empresa Ouro Negro Transportes. Buscando a melhoria contínua dos serviços prestados, a organização participa do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq), que realiza auditorias externas a cada dois anos com as empresas participantes. Nesta semana, a transportadora foi auditada e recebeu a recertificação por mais dois anos.  

Dentre os benefícios da implementação da Sassmaq, estão: comprovação da capacidade de transportar produtos químicos com segurança, valorização da imagem da empresa por estar adequada às exigências legais, sistema de gestão focado em melhoria contínua e redução de custos, bem como a diminuição de acidentes, infrações e penalizações.  

O Sassmaq foi criado e exigido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim) e desde 2005, é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos em âmbito nacional. O sistema consiste em um conjunto de boas práticas, monitoramento e melhoria dos processos. Este conta com indicadores de desempenho, que agregam valor ao sistema e contribuem no resultado esperado e pré-estabelecido na estratégia da empresa, tendo como objetivo a redução dos riscos nas operações de transporte e distribuição.  

“Implementar o Sassmaq não é obrigatório. Porém, a Abiquim ressalta que esse sistema gera um importante diferencial para as empresas certificadas, pois comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Ouro Negro e da Sassmaq, Ana Paula Martins.  

Segundo Ana Paula, todos os profissionais da Ouro Negro estão envolvidos direta ou indiretamente nos processos que fazem a empresa manter a certificação e os padrões exigidos. “Nem todos participam da auditoria, pois temos um auditor representante de cada área. No entanto, para poder evidenciar as questões é preciso envolvimento de todos”, afirmou.  

 

Texto e fotos: Maria Henrique Leandro