Competição foi realizada neste final de semana no Rio de Janeiro e estudantes conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Pesquisa e Desenvolvimento
O final de semana foi de conquista e de alegria para os alunos do SESI SENAI de Criciúma. Eles representaram Santa Catarina no Torneio SESI F1 nas Escolas (F1 in Schools) realizado no Rio de Janeiro e trouxeram para casa o primeiro lugar no Prêmio Pesquisa e Desenvolvimento. O F1 in Schools é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, os estudantes de 14 a 18 anos foram desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia e puderam utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1.
“Esta é uma importante conquista para os nossos alunos na questão da busca pelo conhecimento, de buscar algo novo, resolver situações onde os alunos tinham uma certa dificuldade e que envolviam a física, engenharia e outras habilidades. Os nossos alunos buscaram esses conhecimentos e apresentaram aos juízes e eles conseguiram esta grande premiação neste torneio considerado altíssimo em critérios e em um nível elevado de exigências”, garante o professor de robótica do SESI SENAI de Criciúma, Cleber Marinho.
Esta foi a primeira edição da competição que reuniu 17 equipes do ensino fundamental 2 e ensino médio da rede SESI. Os times se enfrentam em corridas no sábado (16) e no domingo (17). O programa F1 nas Escolas é organizado em mais de 40 países. A F1 nas Escolas surgiu há 17 anos na Inglaterra. No Brasil, esta será a quarta edição, a primeira organizada pelo SESI.
Texto e foto:Jéssica Pereira