As tratativas para possível instalação da empresa norte-americana, Tesla, no Brasil, começam a ganhar novos capítulos. Isso porque Elon Musk informou, através de sua assessoria que, mesmo não estando nos Estados Unidos durante o período em que a comitiva do Presidente Jair Bolsonaro cumprirá agenda no país, enfatizou seu interesse na expansão para a América do Sul.
A assessoria do empresário comunicou também que o CEO da Tesla também estará em compromisso pré-agendado, e não teria nenhum representante apto a conversar com a comitiva presidencial, mas que virá ao Brasil pessoalmente para tratar do tema.
A informação foi repassada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e retransmitida ao Deputado Federal Daniel Freitas (PSL/SC), principal articulador do movimento que visa atrair a instalação da montadora para o Brasil e que fará parte do grupo liderado pelo Presidente da República.
“Nossa expectativa era de que a reunião acontece neste final de semana, inclusive com a disponibilidade de o Presidente Jair Bolsonaro modificar nosso roteiro nos Estados Unidos para que o encontro acontecesse, porém Elon Musk estará fora do país, mas entrou em contato pessoalmente com o Governo e, expressou sua vontade de tratar sobre a pauta, colocando-se à disposição para cumprir agenda no Brasil”, relata Daniel Freitas.
Mesmo sem data definida, o Deputado avalia ser mais uma demonstração de que Elon Musk está confiante e animado com a possibilidade de trazer a empresa para o Brasil, vontade que o empresário já demonstrou em suas redes sociais, anteriormente. “A iniciativa do empresário em cumprir agenda no nosso País para tratar da vinda da Tesla para cá, deixa o tema ainda mais forte e as possibilidades ainda mais consistentes”, ressalta o Deputado.
Missão EUA
O deputado Daniel Freitas embarca, juntamente com o Presidente Jair Bolsonaro e parte de sua equipe ministerial, neste sábado (7), para uma viagem de quatro dias nos Estados Unidos. A agenda inclui encontros com políticos e empresários norte-americanos, assinatura de acordos e visita às instalações militares do Comando do Sul, que é a unidade das Forças Armadas do país, responsável pela cooperação de segurança e operações militares nos países da América Central e do Sul.
A comitiva brasileira participará também da sessão de abertura de seminário empresarial Brasil-EUA. Além do deputado Daniel Freitas, o deputado Eduardo Bolsonaro, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional); e secretário especial da Pesca, Jorge Seif, e o presidente da Embratur, Gilson Machado, farão parte da comitiva.