Desempregados não aparecem no balcão de empregos em Criciúma, dos 500 inscritos só 43 compareceram
Empresas entrevistaram candidatos no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou o Balcão de Empregos. A iniciativa teve como objetivo mediar e facilitar o primeiro contato entre empresas locais e pessoas à procura de emprego. O encontro foi no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. O Balcão de Empregos foi idealizado como estratégia para amenizar os impactos da pandemia e garantir oportunidades no mercado de trabalho para os criciumenses. Após cadastros nos sites, candidatos e empresas se encontraram para realização de entrevistas e possível contratação. Porém, dos 500 inscritos, apenas 43 compareceram.
“No local contamos com 20 organizadores cuidando de medidas sanitárias e instruindo quem aparecia. Tivemos que encerrar mais cedo, pois a partir do meio dia não apareceram mais pessoas”, afirmou o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Bruno Ferreira, expressando seu descontentamento. “Durante as últimas semanas trabalhamos para tornar essa ideia uma realidade, e conseguimos 30 empresas oferecendo de 120 a 130 vagas, portanto, o poder público fez sua parte”. Segundo Ferreira, a realização de outro balcão, no mês de agosto, está em fase de planejamento.
A ação contou com a mobilização da equipe da assistência social, responsável pela infraestrutura e fiscalização de protocolos de segurança. Já o Setor de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura elaborou um site para funcionar como plataforma online de inscrições. Nele, as empresas cadastraram suas vagas com dados da proposta, como horário de trabalho, cargo e faixa salarial.
Após essa etapa, os interessados puderam aplicar para as vagas disponibilizando algumas informações básicas. Por último, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os candidatos tiveram acesso a workshops para se prepararem para as entrevistas no ginásio. Dentre outros seguimentos, havia oportunidades nas áreas de vendas, cerâmica, indústria têxtil, usinagem e setor mercadista.