Greve é deflagrada no Transporte Turístico e Fretamento em Criciúma
Criciúma amanheceu com uma cena de mobilização sindical e paralisação de trabalhadores nesta sexta-feira. Por volta das 3h da manhã, dirigentes sindicais do Sindicato dos Motoristas (SINTRACRIL), do Sindicato dos Mineiros, juntamente com trabalhadores condutores de Veículos Rodoviários e demais funcionários das empresas de transporte turístico e fretamento se reuniram em frente ao portão de uma empresa de transporte de fretamento na cidade, com o objetivo de fortalecer a greve da categoria.
A paralisação dos trabalhos foi deliberada em assembleia geral, após esgotarem todas as tentativas de negociação coletiva referente ao dissídio coletivo da categoria.
De acordo com o presidente do Sintracril, Clésio Fernandes, o Buba, diversas tentativas foram feitas, incluindo reuniões em Florianópolis, sede do sindicato patronal SINFFRETUSC, e encontros no Ministério do Trabalho em Criciúma, porém todas foram sem sucesso. “Há quatro anos, o sindicato tem buscado avanços nas negociações, mas até o momento não foi possível chegar a um acordo que atenda os anseios da categoria”, pontuou.
Segundo Buba, a proposta apresentada pelos empregadores está muito abaixo do que a categoria reivindica e merece. Ele explica que além de não contemplar o reajuste mínimo legal (INPC), a contraproposta patronal requer a retirada de diversas cláusulas econômicas e sociais conquistadas ao longo da história pelos trabalhadores.
O presidente ressalta que o Sindicato dos Motoristas - SINTRACRIL representa todos os Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários utilizados para o transporte de passageiros, bem como os demais funcionários das empresas de transporte turístico e de fretamento eventual e contínuo.
Sua abrangência territorial inclui os municípios de Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Urussanga.