Conselheiros de Saúde de Criciúma são diplomados pela Unesc
A Unesc contribuiu para mais um avanço em prol da população criciumense. Na noite de segunda-feira (11/09), no auditório Edson Rodrigues, 70 conselheiros municipais locais de Saúde de Criciúma concluíram o curso de Capacitação para Conselheiros, ministrados por professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde do Município.
A formação, que teve total de 20 horas de atividades, contou com quatro unidades de aprendizagem. Segundo o coordenador da capacitação, professor Jacks Soratto, o objetivo principal foi oportunizar a formação de conselheiros de saúde do ponto de vista histórico normativo operacional do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Universidade e os docentes trabalharam na construção da proposta do curso, na concessão de professores, na preparação do material didático e na confecção dos certificados. Os trabalhos foram bem interessantes pelo envolvimento de um público diferente, com interesse coletivo e muito comprometido com as questões comunitárias”, comentou.
Representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Octávio Feltrin, no uso da palavra no encontro de formação, contou um pouco da sua trajetória dentro do sistema público de saúde e enalteceu a vontade de todos os formando em querer aprender sempre mais.
“Parabenizo a todos, primeiro pela iniciativa desta capacitação. Não se pode parar, pois precisamos cada vez mais conhecer e discutir saúde, não apenas quando o problema aparece. Temos a felicidade de estarmos no município onde sempre, os conselhos locais e o Conselho Municipal de Saúde tem muita força e uma secretaria de Saúde incluída nesse contexto. E aqui dentro da Universidade, tenho sentido que nós precisamos nos fortalecer cada vez mais e esse ato é uma forma de fortalecimento possível”, avaliou.
O diretor geral da secretaria de Saúde de Criciúma, David Freitas, representando o secretário Acélio Casagrande, prestigiou a diplomação dos participantes e destacou ser um momento oportuno.
“O Controle Social é um órgão de destaque na Secretaria e justamente através dele que surgem as lutas, os anseios e as dificuldades da população. Pelas demandas apontadas pelo Conselho, conseguimos aprimorar a gestão dos serviços de saúde. Agradecer a Unesc por colocar toda sua estrutura e expertise para capacitar esses conselheiros, que vão estar lá na ponta dos nossos serviços, junto com às Comunidades, fazendo o seu papel de fiscalizador e buscando para a sua gente as melhorias na saúde. Esse é um momento importante da história dos Conselho Municipal”, destacou.
Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Júlio César Zavadil, a capacitação dos conselheiros locais e do Conselho Municipal está previsto na legislação do município.
“Foi muito interessante esses quatro dias, discutindo controle social, intervenção dos conselhos locais e qual o seu papel e como atua o Conselho Municipal. Aprendemos o que temos que fazer para discutir as políticas públicas de saúde, melhorar a fazer parte do planejamento da saúde em Criciúma e colocar em prática o que preconiza a nossa Constituição Federal”, explicou.
O vice-presidente ainda destacou a parceria com a Universidade, que também tem uma cadeira no conselho, na vaga de profissionais de saúde. “A Unesc se prontificou em realizar essa capacitação, uma atividade que é de extrema importância para todo o município, onde se discute realmente a importância da saúde pública”, concluiu.
Palestra
Para a noite de encerramento, os organizadores convidaram o coordenador e professor
do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Reginaldo de Souza Vieira, para falar sobre, “A Democracia, participação popular na saúde e controle social”.
Segundo o palestrante a ‘Participação Popular na Saúde’ é um dos elementos centrais e responsável pelo surgimento do SUS, a partir do movimento da Reforma Sanitária. Este curso é um espaço fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde, para o apoderamento da sociedade e entender que o SUS é um patrimônio da coletividade e uma política do Estado, que deve ser definido por todos”, pontuou.
“É muito importante para nós ficarmos atualizados sobre os direitos e deveres, sempre faço tudo quanto é curso que aparece, justamente para saber mais e poder para as pessoas da nossa unidade de saúde”, declarou a conselheira local da Próspera, Marina Teixeira.
Já o presidente local do Conselho Municipal de Saúde do Bairro Santa Luzia.
Antonio Osmar Padilha, considerou excelente a capacitação. “Todo esse conhecimento vai acrescentar muito no nosso desenvolvimento como conselheiros. Sempre é bom estar aprendendo sobre os nossos direitos e poder colaborar com a melhoria da saúde para a comunidade”, frisou.
Texto e fotos: Decio Batista