Criciúma conta com um novo local para promover atividades que visam ressaltar a importância da preservação ambiental. Na sexta-feira (7), a Administração Municipal, através da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), inaugurou o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Ecológico Municipal José Milanese, no bairro Mina União. A iniciativa integrou a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente.
No local, de acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, os moradores de Criciúma, em especial a comunidade escolar, podem participar de debates, reflexões, dinâmicas e atividades práticas relacionadas à temática ambiental. “Queremos receber as crianças de todas as escolas do município no Centro de Educação Ambiental. É um ambiente onde as pessoas vão praticar a educação ambiental de uma maneira descontraída”, destaca. O CEA conta com trilhas ecológicas, estufa para flores e fica ao lado do Horto Florestal Municipal Antônio José Tolé Guglielmi.
Coordenado pela Famcri, o CEA funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. “Esse é um local que vai ressaltar o espírito da preservação ambiental e despertar o interesse de muitos alunos. O Centro de Educação Ambiental é importante para demonstrar, na prática, os benefícios de manter o meio ambiente preservado. O local está de portas abertas para os criciumenses”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Entidades e escolas que queiram visitar o CEA devem agendar horário através do telefone (48) 3445-8610. Localizado na rua Valdir João Gerônimo, a estrutura pode ser visitada de forma gratuita.
Adoção de Praças e Logradouros Públicos
Além de inaugurar o CEA do Parque Ecológico Municipal José Milanese, a Administração Municipal firmou novas parcerias para adoção de praças e logradouros públicos de Criciúma. Na sexta-feira, 11 locais públicos foram adotados por entidades da iniciativa privada. “Já contamos com mais de 120 praças e rótulas adotadas. A parceria com as empresas acaba deixando a cidade mais limpa e charmosa”, analisa Salvaro.
Texto: Jhulian Pereira
Fotos: Maria Luiza do Nascimento