• CASAN esclarece dúvidas de moradores dos bairros São Luiz e Michel sobre como será a cobrança do esgoto

• CASAN esclarece dúvidas de moradores dos bairros São Luiz e Michel sobre como será a cobrança do esgoto

Com a proximidade do início da operação da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros São Luiz e Michel, em Criciúma, a Companhia Catarinenses de Águas e Saneamento (CASAN) intensifica o diálogo com a comunidade. Isso porque, a partir das visitas realizadas nas residências e no comércio local pelo projeto socioambiental, foram identificadas dúvidas dos moradores sobre o funcionamento da infraestrutura de saneamento instalada na região.

A Assistente Social que leva as informações à comunidade, Milena Coral Dutra, explica que dúvidas recorrentes estão ligadas ao pagamento do serviço. “Os moradores perguntam se é necessário pagar o esgoto e quando iniciará a cobrança. Nas visitas deixo claro os motivos dessa nova taxa, pois os imóveis estarão contando com um novo serviço, além do abastecimento de água”, destaca.

A Companhia esclarece que o novo faturamento está relacionado aos serviços de coleta e tratamento, que permitem a retirada do esgoto dos imóveis e sua depuração para que possa retornar à natureza dentro dos padrões exigidos pela legislação.

 

Outra dúvida é sobre o valor da fatura de esgoto. A CASAN informa que a cobrança pelo serviço de coleta e tratamento do esgoto vai corresponder ao valor consumido de água. De uma forma simplificada, se o morador paga R$ 40,00 de água, por exemplo, sua tarifa de água e esgoto será de R$ 80,00.

 

TARIFA SOCIAL

 

Para as famílias com vulnerabilidade econômica, que não podem pagar de forma integral pelo serviço, a CASAN conta com a Tarifa Social, que permite um desconto de 80% na taxa por serviços de água e esgoto.

 

Para usufruir da Tarifa Social é preciso comprovar renda de até dois (02) salários mínimos e apresentar inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo utilizado para receber auxílio emergencial durante a pandemia.

 

Você pode conferir o processo de requerimento e documentos necessários no site da CASAN, onde estão todas as orientações para os interessados

 

A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro.