Equipe da diretoria de TI da Administração Municipal agiliza e antecipa retomada dos serviços pela internet
Os serviços online da Prefeitura de Criciúma já foram restabelecidos. Desativados temporariamente na última sexta-feira (22), devido à mudança da Administração Municipal ao Paço Municipal Marcos Rovaris, que será inaugurado no dia 6 de janeiro, durante a comemoração do aniversário de 138 anos do Município de Criciúma, os sistemas tinham previsão de restabelecimento para terça-feira (26). Os serviços online ficaram fora do ar por apenas 11 horas.
Conforme o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, o comprometimento dos funcionários foi fundamental à retomada antecipada dos serviços online. “A ideia era que precisassemos trabalhar no fim de semana e feriado para o restabelecimento até terça-feira. Porém, o tempo favoreceu a mudança e os profissionais ficaram até mais tarde para a conclusão dos serviços. Os sistemas ficaram fora do ar apenas das 12h até às 23h de sexta-feira”, ressalta.
Segundo Pavan, os sistemas da Prefeitura de Criciúma têm uma média de dez mil acessos mensais. “A busca pelos serviços da Administração Municipal são constantes. Sabíamos que enquanto mais rápido estabelecessemos os sistemas, melhor seria para a população. Agora, os munícipes podem fazer as operações online normalmente, como: emissão de Nota Fiscal eletrônica, carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e certidão negativa, além de acessar as notícias do Governo de Criciúma e as informações do Diário Oficial eletrônico (DOE), entre outros”, relata.
Com o restabelecimento dos sistemas online, a equipe da diretoria de TI da Prefeitura de Criciúma focará na instalação da rede de computadores nos departamentos da Administração Municipal. “A retomada antecipada dos sistemas permitirá que ganhemos tempo para a realização de outros serviços até a inauguração do Paço Municipal Marcos Rovaris”, conclui Pavan.
Cronograma de mudança da Prefeitura de Criciúma:
1 ª Etapa da mudança: dia 22/12/2017 ao dia 05/01/2018
- Gabinete do Prefeito
- Procuradoria
-Tecnologia da Informação
- Comunicação
- Ouvidoria Geral (telefone)
- Secretaria da Fazenda
- Diretoria de Logística
- Almoxarifado
- Patrimônio
- Divisão de Planejamento Físico e Territorial (DPFT): (trabalho administrativo)
- Divisão de Fiscalização Urbana (DFU)
- Divisão de Parcelamento de Solo (DPS)
- Gerência de Gestão de Pessoas
- Protocolo
- Cadastro
2 ª Etapa da mudança: dia 07/01/2018 ao dia 16/01/2018
- Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Secretaria de Assistência Social
3 ª Etapa da mudança: dia 17/01/2018 ao dia 27/01/2018
- Secretaria de Educação
- Secretaria de Saúde
4 ª Etapa da mudança: dia 28/01/2018 ao dia 10/02/2018
- Demais setores
- Ajustes finais
Departamentos que serão temporariamente remanejados e com atendimento normal:
Dia 22/12/2017 ao dia 05/01/2018
- Apoio Administrativo: sede do CriciumaPrev
- Arrecadação: sede do Procon
- Nota Fiscal Avulsa: sede do Procon
- Contabilidade e Tesouraria: Pavilhão de Exposições José Ijair Conti
- Divisão de Planejamento Físico e Territorial (DPFT): (fiscalização nas ruas)
Departamentos que não serão afetados pela mudança: (atendimento normal)
- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec)
- Fundação Municipal de Esportes (FME)
- Fundação Cultural de Criciúma (FCC)
- Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri)
- Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)
- Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma
- CriciumaPrev
Texto: Émerson Justo: Foto arquivo JB