Assinada autorização de licitação para construção da nova sede do Legislativo de Criciúma
O Poder Legislativo de Criciúma contará com uma sede própria moderna, ampla e acessível para toda a população. O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, realizou quinta-feira (20), em ato organizado no Paço Municipal Marcos Rovaris, a assinatura da autorização de licitação para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores. Com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões, provenientes de recursos próprios do Poder Legislativo, o espaço será contemplado com normas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
“Esse é um dia histórico, que ficará marcado para sempre. Não há outro poder que represente tanto a sociedade quanto o Poder Legislativo. Aqueles que já passaram por lá tiveram esse sonho, que agora vai sair do papel. A nova sede será um ambiente acessível e plural, pronto para receber os cidadãos. Passamos, às vezes, por dificuldades, mas o que jamais faltou é a vontade de fazer”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O prédio terá 4.746 m² e será construído em um terreno na Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi. Desenvolvido pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura de Criciúma, André de Luca, o projeto foi pensado para proporcionar espaços adequados para as atividades legislativas, administrativas e de atendimento ao público.
Ao todo, o prédio terá 21 gabinetes para os vereadores, salas de reunião, plenário para sessões com capacidade para 228 pessoas sentadas, áreas para audiências públicas e espaços para eventos. O estacionamento terá vagas para mais de 40 veículos e acesso restrito dos vereadores ao plenário. Com a construção da sede própria, a economia anual com aluguel e condomínio será de aproximadamente R$ 500 mil. Atualmente, o Poder Legislativo está instalado em um prédio situado na rua Coronel Pedro Benedet.
“Foi uma luta de muito tempo, de vários presidentes que passaram pela Câmara de Vereadores. Com a graça de Deus, conseguimos transformar esse sonho em realidade. Certamente, a construção da sede da Câmara de Vereadores vai dignificar o Poder Legislativo, que está no mesmo nível dos demais poderes. Hoje, nosso espaço é muito limitado e não atende as demandas da sociedade. Esse é apenas o início, que está se acordando para uma realidade. Daqui 30 meses, a cidade ganhará uma casa nova”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Jair Alexandre.
A nova sede foi projetada, ainda, para ser eficiente em termos energéticos e sustentáveis, incorporando soluções para minimizar os impactos ambientais. Com a instalação de um sistema de captação, será possível reutilizar a água da chuva. Já a energia solar será convertida para energia elétrica, por meio de painéis fotovoltaicos. Além disso, a estrutura contará com espaços com iluminação natural, utilizando telhas translúcidas.