Assinada autorização de licitação para construção da nova sede do Legislativo de Criciúma

Assinada  autorização de licitação para construção da nova sede do Legislativo de Criciúma
Recursos serão financiado pela Finisa

O Poder Legislativo de Criciúma contará com uma sede própria moderna, ampla e acessível para toda a população. O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, realizou  quinta-feira (20), em ato organizado no Paço Municipal Marcos Rovaris, a assinatura da autorização de licitação para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores. Com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões, provenientes de recursos próprios do Poder Legislativo, o espaço será contemplado com normas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

 

“Esse é um dia histórico, que ficará marcado para sempre. Não há outro poder que represente tanto a sociedade quanto o Poder Legislativo. Aqueles que já passaram por lá tiveram esse sonho, que agora vai sair do papel. A nova sede será um ambiente acessível e plural, pronto para receber os cidadãos. Passamos, às vezes, por dificuldades, mas o que jamais faltou é a vontade de fazer”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

O prédio terá 4.746 m² e será construído em um terreno na Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi. Desenvolvido pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura de Criciúma, André de Luca, o projeto foi pensado para proporcionar espaços adequados para as atividades legislativas, administrativas e de atendimento ao público.

 

Ao todo, o prédio terá 21 gabinetes para os vereadores, salas de reunião, plenário para sessões com capacidade para 228 pessoas sentadas, áreas para audiências públicas e espaços para eventos. O estacionamento terá vagas para mais de 40 veículos e acesso restrito dos vereadores ao plenário. Com a construção da sede própria, a economia anual com aluguel e condomínio será de aproximadamente R$ 500 mil. Atualmente, o Poder Legislativo está instalado em um prédio situado na rua Coronel Pedro Benedet.

 

“Foi uma luta de muito tempo, de vários presidentes que passaram pela Câmara de Vereadores. Com a graça de Deus, conseguimos transformar esse sonho em realidade. Certamente, a construção da sede da Câmara de Vereadores vai dignificar o Poder Legislativo, que está no mesmo nível dos demais poderes. Hoje, nosso espaço é muito limitado e não atende as demandas da sociedade. Esse é apenas o início, que está se acordando para uma realidade. Daqui 30 meses, a cidade ganhará uma casa nova”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Jair Alexandre.

 

A nova sede foi projetada, ainda, para ser eficiente em termos energéticos e sustentáveis, incorporando soluções para minimizar os impactos ambientais. Com a instalação de um sistema de captação, será possível reutilizar a água da chuva. Já a energia solar será convertida para energia elétrica, por meio de painéis fotovoltaicos. Além disso, a estrutura contará com espaços com iluminação natural, utilizando telhas translúcidas.