Em seu terceiro dia de mandato, o prefeito interino de Criciúma, Julio Cezar Colombo, dedicou-se a atender os cidadãos criciumenses, nesta quinta-feira (8). Os atendimentos foram realizados na superintendência do distrito do Rio Maina, na rua Miguel Nápoli, na Vila Isabel. O chefe interino do Poder Executivo ouviu as reivindicações da comunidade e realizou encaminhamentos. Também estiveram presentes, a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, e o superintendente do Rio Maina, Jorge Luiz Bonaci.
O prefeito interino permaneceu no distrito das 8h às 16h. “A ideia é estar mais perto da comunidade para ouvir suas reivindicações. Hoje estivemos no Rio Maina, mas nos próximos dias pretendemos comparecer às outras superintendências de Criciúma. Além disso, os munícipes podem vir até o Paço Municipal Marcos Rovaris que serão bem recebidos”, ressalta Colombo.
Colombo ainda percorreu todo o distrito para verificar as obras em andamento e melhorias que podem ser realizadas na cidade. “O dia inteiro foi de movimento intenso. Fiz questão de atender todas as pessoas que me procuraram. Tudo que foi possível resolvemos no momento. O que não deu, realizamos os devidos encaminhamentos”, explica o prefeito interino.
Texto e foto: Émerson Justo
O prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, o Alemão (MDB), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Alemão sucede o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), em cerimônia realizada nesta quinta-feira (08/02) no auditório da Associação.
“Saudade”, com essa palavra o prefeito Ademir Magagnin, de Cocal do Sul, iniciou o seu discurso e se despediu do mandato de presidente da AMREC. Ele agradeceu aos prefeitos pela confiança depositada, e afirmou que na AMREC se trabalha para o desenvolvimento da região. “Agradeço de coração”, disse em seu discurso pontuando atos realizados pela AMREC, enquanto esteve à frente da instituição, como o Banco de Olhos de Criciúma, que terá sua despesa de manutenção dividida entre os 12 municípios; os debates entorno do pedágio na BR-101 em São João do Sul; o caso de fechamento da unidade da JBS em Morro Grande; as conquistas de verbas federais e estuais para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.
Já o prefeito empossado, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, de Siderópolis, que agradeceu aos seus pares pela confiança de poder estar à frente da AMREC neste ano, pontuou seu discurso tratando das questões econômicas. Chamando ACIC, Unesc, Satc, AMREL, AMESC e as associações empresarias da região sul de Santa Catarina para tratar regionalmente as pautas econômicas e reverter o quadro de região mais pobre do Estado. “Precisamos trabalhar em conjunto para que possamos ter um crescimento sustentável”, afirmou Alemão.
Alemão é 35º prefeito a assumir a AMREC, sendo quarto prefeito de Siderópolis (Dilnei Rossa em 1983; José Antonio Périco em 1990, Douglas Gleen Warmiling, o Guinga em 2009; e Helio Roberto Cesa).
Presidência da AMREC
A presidência da AMREC é dividida conforme rodizio, previsto no estatuto da Associação, onde o primeiro ano de mandado é do partido que mais elegeu prefeito. O segundo ano para o segundo partido que mais elegeu prefeitos e assim sucessivamente. Sendo assim, 2019 será a vez dos prefeitos do PSDB, que hoje tem os prefeitos de Nova Veneza e Criciúma.
A AMREC
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois foi integrado a Associação os municípios de Forquilhinha, Cocal Do Sul e Treviso. EM 18 de maio de 2004, a AMREC oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia nove de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a entidade. Hoje, a AMREC conta com 12 municípios e tem uma população superior a 425 mil habitantes.
Texto e fotos: Antonio Rozeng