Apresentação de cases nacionais e internacionais integra agenda do 1º Fórum de Inovação Social da Abadeus

Apresentação de cases nacionais e internacionais integra agenda do 1º Fórum de Inovação Social da Abadeus

O primeiro Fórum Internacional de Inovação Social acontece nesta terça-feira (26), em Criciúma, no Sul do estado. De iniciativa da Associação Beneficente Abadeus, pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, o evento contará com palestra de Fábio Deboni, painel com lideranças do ecossistema de inovação estadual e regional, além da apresentação de cases nacionais e internacionais. A ação marca os 62 anos da Abadeus e o primeiro ano de atividades do Centro de Inovação Social Abadeus (Cisa), ambos celebrados neste mês.

 

“O Brasil possui hoje 81 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade e a Inovação Social é a resposta para esse problema. Ao oportunizar o surgimento de novas gerações inovadoras e empreendedoras, fomentando a cultura do protagonismo e da proatividade, podemos transformar as comunidades vulneráveis de Norte à Sul do país”, afirma a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

 

Os cases internacionais vão trazer a experiência de Medellín, na Colômbia, com ênfase na “Estratégia Vale do Software”, que será apresentada por Mauricio Valencia Escobar, Subsecretário de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Medellín. Já o case de Lisboa, em Portugal, terá foco no “Empreendedorismo Social como fomentador da Inovação Social – Case SEA”, com participação online de Frederico Cruzeiro Costa - Fundador e Presidente da Agência de Empreendedores Sociais (SEA).

 

Já os cases nacionais ficarão por conta das experiências da Abadeus, em Santa Catarina, e da Fundação Lemann, organização de filantropia familiar, com projetos em educação e liderança em cinco regiões do país e mais de dois milhões de pessoas impactadas.

 

No cronograma do evento, destaque ainda para um painel com lideranças do ecossistema de inovação do estado e região, com as presenças do Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Moris Kohl; do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen; e do Diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Criciúma, Aldinei Potelecki.

 

A intenção do evento é abordar o impacto da inovação social nos desafios do século 21. O encontro ocorre, das 14h às 20h, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e é idealizado pelo Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa), pioneiro em Santa Catarina. Para participar, basta se inscrever no site do evento (link abaixo). As vagas são gratuitas e limitadas.  

 

“É uma excelente oportunidade para trocar experiência conosco, e aprendermos juntos sobre inovação social em tempos de soluções de mercado. Se a sua organização está buscando se aprofundar mais sobre ESG, sustentabilidade e impacto social, será uma excelente oportunidade para trocar figurinhas e aprender mais sobre essa agenda”, comenta o palestrante Fábio Deboni.  

 

Destaque na área de inovação 

 

Fábio Deboni é diretor do programa CAL-PSE, da Aliança pela Biodiversidade/CIAT, membro do Conselho do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), engenheiro agrônomo e mestre em Recursos Florestais. Já foi também gerente-executivo do Instituto Sabin de 2011 a 2020 e conselheiro do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Além disso, o engenheiro tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto. É considerado um entusiasta do tema inovação social, escritor de diversos artigos e está lançando seu quinto livro: “Inovação Social em tempos de soluções de mercado”. 

 

Inscrições e apoio 

 

Apesar de aberto ao público e gratuito, o evento terá ingressos limitados. A inscrição está disponível no link https://app.higestor.com.br/inscricao/5537

 

O fórum conta com o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Acic, ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) de Criciúma, Rede Catarinense de Centros de Inovação e Centro Inovação Regional de Criciúma (CRIO). Além disso, recebe o patrocínio da Canguru, Imbralit, Prefeitura de Criciúma, Sicredi, Cristal Copos, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Satc, Unesc e Unisul.