Criciúma – O Hospital São José completa 81 anos de fundação esta semana e uma missa de ação de graças será realizada para marcar a data. A celebração religiosa acontece nesta terça-feira (07/11), às 15 horas, na Capela da instituição. A cargo do Padre Samiro Meurer, a missa contará com animação do Grupo de Canto, composto por colaboradores da instituição. Toda comunidade está convidada a participar da Missa de ação de graças.
História
Em oito de novembro de 1936, o Hospital São José por intermédio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora - IENS, inicia suas atividades na cidade, com a inauguração da obra do novo prédio, já nos altos da rua Coronel Pedro Benedet. As IENS, que estavam se instalando em Forquilhinha atenderam o pedido do então prefeito Elias Angeloni, para assumir uma entidade de saúde, mesmo sem ter experiência em hospitais. Conta-se que no dia da inauguração, mais de 5 mil pessoas visitaram a instituição.
Hoje, este hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa. É uma Instituição filantrópica, de caráter privado e utilidade pública.
24 horas por dia, em 2016, foram atendidas mais de 250 mil pessoas, sendo 86% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo ano, foram atendidas mais de 135 mil pessoas somente no setor de Urgência e Emergência.
Qualidade
O Hospital São José, por meio da Gestão da Qualidade, realiza ações e desenvolve processos com o intuito de buscar a permanente satisfação e o bem estar de seus clientes, difundindo a filosofia e a postura de qualidade em toda a organização. Como consequência desse aprimoramento, o Hospital recebeu este ano o Selo de Acreditação Hospitalar. O reconhecimento eleva a Instituição em alto nível de qualidade de serviços em saúde no país.
O novo passo tem significativa importância para a Instituição. O “selo” recebido é um dos mais almejados pelas instituições de saúde no Brasil.
Atualmente no país, existem 6733 hospitais (Fonte: CNES - Fev/17), destes, 258 são acreditados. Para Santa Catarina, o HSJosé soma a 13ª certificação ONA na categoria hospital. " A acreditação é um grande passo na trajetória do HSJosé, significa estar em um grupo muito seleto”, enaltece a diretora do Hospital Irmã Líbera Mezzari.
A busca por esse reconhecimento é totalmente voluntária, educativa e agrega um diferencial de peso ao serviço.
Buscando a excelência sempre, o hospital conta para isso, com o apoio de seus 230 médicos, 1100 colaboradores, 800 estagiários e 60 voluntários, além de todo corpo diretivo.
Texto: katia Farias: Foto arquivo JB