Nova UBS Santa Bárbara ficará à disposição do Governo do Estado para Centro de Triagem Pediátrico
O Governo de Criciúma anunciou na tarde desta sexta-feira (26) que encaminhará para a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, um ofício colocando a estrutura da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Bárbara à disposição do Governo do Estado. A proposta é que seja implantado na unidade o Centro de Triagem Pediátrico para o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC). “Esta unidade seria inaugurada em julho, no entanto, o município está preocupado com a lotação das UTIs pediátricas, e mesmo não sendo nossa responsabilidade, colocamos essa estrutura à disposição como opção para atender os casos mais leves e, assim, liberar os leitos para os pacientes mais graves”, explicou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Para isso, na próxima semana, será encaminhado à Câmara de Vereadores o projeto de lei solicitando a autorização de cessão de uso temporária da unidade ao Governo do Estado de Santa Catarina. A solicitação, segundo o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, partiu da direção do hospital, em função da alta demanda de atendimentos, visto que a média é de 300 crianças atendidas por dia, mais do que o dobro da capacidade. “Normalmente, essa demanda aumenta no inverno, mas, este ano, os casos de doenças respiratórias graves se anteciparam. Na rede municipal, só no mês de maio, foram atendidas 17 mil crianças com sintomas respiratórios”, destacou.
O imóvel de 700 m² estará disponível após aprovação do projeto de lei e assinatura do Termo de Cessão de uso. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará a limpeza e a higienização do prédio para a implantação do Centro de Triagem. O Governo do Estado será responsável pela gestão, instalação de móveis e equipamentos e contratação de profissionais. “Esta unidade funcionará como uma extensão do hospital infantil, terá capacidade para atender até 4,5 mil crianças por mês, liberando assim muitos leitos”, finalizou o secretário.
Importância da imunização
O secretário destacou, ainda, a importância da vacinação para prevenir as doenças respiratórias. “Mesmo com 25% a mais que no ano passado estamos longe atingir a meta de 90% de cobertura entre crianças e adultos. Para isso, precisamos que as pessoas se conscientizem da importância da vacinação”, ressaltou.
A vacina contra a Influenza (gripe) já está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade em Criciúma. Para receber o imunizante, o morador deve procurar a UBS mais próxima, portando a caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. Crianças e adolescentes devem estar acompanhadas de algum responsável. Neste sábado (26), a UBS do bairro Boa Vista está aberta das 8h às 17h para vacinação.
Texto: Janine Limas
Foto: Thiago Silva