9º Batalhão da PM tem dois novos instrutores do PROERD

9º Batalhão da PM tem dois novos instrutores do PROERD

Aconteceu nesta quinta-feira, 28, a formatura da 31ª turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no Golden Hotel e Eventos (São José). O programa, que havia suspendido as suas atividades durante o ano letivo de 2020, agora tem mais 35 novos instrutores. O curso ocorreu entre os dias 18 e 28 de outubro de 2021, com carga horária de 94 horas/aula, formando dois  novos instrutores pertencentes ao 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os policiais Cabo Jamile e Soldado Rosso.

 

Anualmente, são capacitados aproximadamente 85.000 estudantes nos quatro currículos aplicados pelo programa. Em 2019, foram contabilizados 1.504.571 catarinenses formados pelo Proerd no 5º ano, módulo que habilita os alunos formados a tomarem decisões seguras e saudáveis.

 

Presidiram a mesa da solenidade o chefe do Estado-Maior-Geral (EMG), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o coordenador estadual do Proerd, major Ricardo Silva de Sousa, coordenador regional do Proerd da Brigada Militar do RS, major Juliano Amaral e, o chefe da 3ª Seção do EMG, major Sami de Medeiros Sartor.

 

O chefe do EMG, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, fez um breve relato das principais ações da Polícia Militar de Santa Catarina e destacou o trabalho realizado pelo Proerd como um pilar importante de ação para inserir na sociedade os reais valores de valorização ao ser humano, à família e, consequentemente ao nosso Estado e ao nosso país. “Este trabalho, muitas vezes criticado, tem uma ação muito importante na sua prioridade, que é afastar os nossos jovens das drogas. O tráfico de drogas deve ser combatido em todos os flancos”, destacou. Em nome de todos os novos instrutores falou a formanda, soldado da BMRS, Franciela Soca Gomes.

Na solenidade também foram entregues medalhas Proerd para aqueles instrutores, autoridades civis ou militares e entidades que contribuem sobremaneira com o crescimento do programa.