Vacinas da Pfizer começam a ser aplicadas neste sábado em Criciúma

Vacinas da Pfizer começam a ser aplicadas neste sábado em Criciúma

Uma unidade básica por distrito estará aberta para atender a terceira fase de vacinação, das 8h às 17h. A vacinação da Influenza também ocorre neste sábado nos mesmos locais

As 3.510 doses da Pfizer, que chegaram  quinta-feira (20), começam a ser aplicadas neste sábado (22) em Criciúma. Em função da logística de aplicação dessa vacina, no sábado, das 8h às 17h, abrirá uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em cada distrito de saúde do município. A remessa é destinada para dar continuidade à terceira fase do Plano de Vacinação.

Nesse grupo, estão as pessoas acima de 18 anos com comorbidades, com doença renal crônica em diálise, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades e deficientes permanentes. Todos devem possuir a comprovação da condição de saúde. “Abriremos uma unidade de saúde por distrito, assim toda a população daquela região deve se dirigir ao posto de saúde que estará aberto”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. “Reforçamos, que as pessoas com comorbidades e deficiências anexem seus documentos com antecedência no site Minha Vacina, assim evitando filas no dia da aplicação e contribuindo com o fluxo de vacinação”, completou. As seis unidades de saúde contarão com médicos à disposição para comprovação dos documentos dos moradores.

A vacinação continua ocorrendo normalmente nesta sexta-feira (21). O idoso que ainda não recebeu sua dose, pode procurar o seu posto de saúde. A secretaria reforça que as pessoas fiquem atentas as 22 comorbidades contempladas no Plano Nacional de Vacinação. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) foi parceira do município, cedendo um ultrafreezer para armazenamento da remessa.

Vacinas da influenza serão aplicadas também no sábado

Assim como a Covid-19, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá aplicação das 16 mil novas doses neste sábado (22), nas mesmas unidades de saúde de cada distrito. A novidade é que todos os trabalhadores da Educação serão contemplados nessa etapa, exceto os motoristas que entrarão na próxima fase. Além dos trabalhadores da Educação, entra os da Saúde, crianças de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos.

Confira as unidades que estarão abertas por distrito:

Distrito do Rio Maina – UBS Wosocris/Rio Maina

Distrito do Centro – Salão Paroquial da Igreja Católica da Santa Bárbara

Distrito da Quarta Linha – UBS Primeira Linha

Distrito do Boa Vista – UBS Pinheirinho

Distrito da Santa Luzia – UBS Santa Luzia

Distrito da Próspera – Centro Social Urbano (CSU).

 

 

 

 

Texto: Ana De Mattia

Foto: Divulgação