TeleSaúde Criciúma é lançado no Bairro Santo Antônio

TeleSaúde  Criciúma é lançado no Bairro Santo Antônio

Inspirado no TeleCovid, um método que auxiliou as equipes médicas a monitorar o estado de saúde dos pacientes durante a pandemia da COVID-19, a Secretaria de Saúde de Criciúma lançou o TeleSaúde, um projeto piloto vinculado à Vigilância em Saúde e implantado inicialmente na comunidade do bairro Santo Antônio e que, aos poucos, será ampliado para os outros bairros.

 

O serviço foi apresentado à comunidade na noite de quarta-feira (11).

“Queremos ver a satisfação das pessoas, melhorando o atendimento ao cidadão, colocando a tecnologia em seu favor para a saúde e gerando mais conforto, comodidade e segurança”, frisou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira. 

Trata-se de uma ferramenta que oferece uma experiência única de atendimento em saúde ao cidadão, e nesse primeiro momento, estão aptos a receber o atendimento remoto os moradores que estão cadastrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio.

 O gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, explica que, cadastrando o número no seu celular, você já consegue acessar o atendimento remoto via WhatsApp, e a plataforma faz o primeiro contato com o paciente, que passa por uma triagem.

 

Após as perguntas iniciais, ele é encaminhado para atendimento médico online, ou para atendimento presencial, se for necessário. “Também é possível realizar encaminhamentos para exames, agendamento de consultas e entrega de receituário online, mas, além desses, existe uma série de outros programas e temas que você pode acessar”, afirmou.

 

Conforme Marina Herath, coordenadora do TeleSaúde, o atendimento remoto é um complemento do atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e tem como objetivo otimizar o fluxo e diminuir filas de espera para a população de Criciúma. “Quando estávamos em fase de teste, atendemos cerca de 130 pacientes, entre quase 200 que estavam na fila de espera”, destacou.

 

A gente sempre fala de inovação, transformação entre outras coisas do dia a dia, e felizmente colocamos em prática mais uma inovação na saúde.  Ficamos gratos pelo projeto iniciar no nosso bairro e estamos muito felizes. O projeto realmente funciona, a nossa demanda reduziu em até 80% do numero de pessoas que estavam precisando de orientação e encaminhamentos. Somos parceiros do Conselho de Saúde, e agora é colaborar com o poder público no sentido de ajudar a diminuir as filas e contribuir com a saúde da nossa comunidade, destacou o presidente da Associação de Moradores Hugo Nascimento.

 

Confira o horário de funcionamento:

 

- De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16:45h, pelo atendimento remoto via WhatsApp número (48) 3445-8400.