Prefeitura de Criciúma realiza entrega de escrituras de imóveis para 84 famílias

Prefeitura de Criciúma realiza entrega de escrituras de imóveis para 84 famílias
Ato aconteceu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Realizar o sonho de famílias criciumenses por meio da regularização fundiária. Esse é o objetivo da Administração Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, com a entrega de escrituras. Na noite de quarta-feira (5), foram entregues 84 títulos de propriedades, referentes ao Programa Lar Legal e ao Programa Federal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), Ministério Público (MP) e prefeituras. O ato de entrega aconteceu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

 

“Esse é um momento inesquecível na vida das pessoas. O poder público cumpre o papel de ser uma ferramenta para proporcionar qualidade de vida para as pessoas. Esse é um ato de materialização de um sonho, algo que, de fato, está acontecendo, talvez inimaginável e impensável para muitos. Quando uma propriedade é colocada à venda com escritura, ela vale muito mais. Mas, a ideia não é ter um negócio para vender e, sim, para morar, para dizer que é seu”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

Durante a noite, foram beneficiadas famílias de dez bairros: Progresso, Cristo Redentor, Wosocris, São Sebastião, Ana Maria, Vida Nova, São João, Santo Antônio, Paraíso e Argentina. O objetivo do programa é legalizar títulos de propriedades para famílias em situação de vulnerabilidade social. A legalização dos títulos de propriedade garante a posse do imóvel, proporciona segurança jurídica e possibilita a solicitação de financiamento para melhoria das condições de moradia, como reformas e ampliação do imóvel e, até mesmo, a venda da propriedade, além de garantir dignidade e segurança jurídica.

 

“A beleza de trabalhar com a esperança das pessoas está no atendimento, de se colocar no lugar do outro. Muitas vezes, as pessoas chegam desacreditadas na Secretaria da Assistência Social. Mas, não demora muito para a nossa equipe abrir as portas e o coração para o cidadão. Aos poucos, o semblante de quem chega inseguro vai mudando. O ato de hoje demonstra emoção, que deu tudo certo para essas pessoas”, afirmou a secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Dalva Pires Donadel.

 

Atualmente, o município possui três modelos de regularização fundiária: o Programa Lar Legal, o Programa Municipal Meu Sonho de Papel Passado e Programa Federal de Regularização Fundiária (Reurb). Somente em 2023, a Prefeitura de Criciúma viabilizou a entrega de mais de 860 escrituras.