Polícia Civil leva o Programa de Orientação a Cidadania: “K9 na Escola” até a Escola Municipal de Educação Básica Pascoal Meller

Polícia Civil leva o Programa de Orientação a Cidadania: “K9 na Escola” até a Escola Municipal de Educação Básica Pascoal Meller

O Núcleo de Operações com Cães de Criciúma, com intermédio da Coordenadoria de Operações com Cães e com apoio da 6ª Delegacia Regional de Polícia e da Prefeitura Municipal de Criciúma, esteve presente na Escola Municipal de Educação Básica Pascoal Meller,  terça-feira, dia 9, evando às turmas de 3 e 4 ano o Programa de Orientação a Cidadania: “K9 na Escola”.

 

O programa que tem por objetivo  integrar e aproximar a Polícia Civil das crianças em idade escolar, visa proporcionar esclarecimentos sobre segurança e lições de cidadania.

Na oportunidade as crianças receberam material pedagógico, puderam fazer perguntas para a policial e ter contato com a K9 LUAH. As crianças também receberam o distintivo de Policial Mirim.

 

Como nasceu o “K9 na Escola"?

 

Nasceu através da observação da Policial Civil condutora do cão de faro, que percebeu que a presença do cão de faro tornava o ambiente menos tenso para algumas crianças em algumas áreas onde eram deflagradas as operações policiais. Estas crianças se aproximavam, encantadas ao ver o cachorro policial. Surgiu então a ideia de orientar crianças sobre o que é e o que faz a Polícia Civil, assim, mostrando a estas crianças que não importa de onde venham, elas podem sim ser pessoas de bem em qualquer profissão que escolherem, inclusive se tornarem policiais se assim o desejarem.

 

Sendo assim, a Polícia Civil buscou a parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, que prontamente forneceu uma Orientadora Pedagógica para a elaboração e suporte do “Programa de Orientação à Cidadania - K9 na Escola”. O programa tem por objetivo geral: Promover a cidadania por meio de atividades socioeducativas aproximando a Polícia Civil/Coordenadoria de Operações com Cães, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, conscientizando as crianças como forma de prevenção ao uso e envolvimento com o tráfico de drogas e outras condutas ilícitas.

Colaboração : Taize Pizone Núcleo de Apoio à Comunicação - NUCOM

6ª Delegacia Regional de Polícia - Criciúma/SC