Centro de Especialidades Odontológicas de Criciúma conta com novos equipamentos para sedação e ozonioterapia

Centro de Especialidades Odontológicas de Criciúma conta com novos equipamentos para sedação e ozonioterapia
Máquinas de ozonioterapia e sedação com óxido nitroso possibilitam maior bem-estar aos pacientes durante os procedimentos

O Centro de Especialidades Odontológicas de Criciúma (CEO) de Criciúma conta com novos equipamentos para aprimorar o atendimento odontológico prestado a população. Nas últimas semanas, os dentistas do CEO passaram por treinamentos e participaram de capacitações para poderem utilizar as máquinas de ozonioterapia e de sedação consciente com óxido nitroso, ambas adquiridas pelo município no ano passado.

 

A capacitação para o manuseio dos equipamentos de ozonioterapia aconteceu em São Paulo (SP), onde duas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde marcaram presença. Já o curso para o uso da máquina de sedação com óxido nitroso foi realizado na última semana em Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para 20 dentistas do CEO. Os equipamentos de sedação por inalação são utilizados, principalmente, em pessoas que têm medo de procedimentos odontológicos, crianças hiperativas e especiais.

 

“O uso desses equipamentos é mais uma forma de otimizar o serviço odontológico prestado no município. Anteriormente, os pacientes que necessitavam desse recurso precisavam aguardar muito tempo o procedimento em filas de hospitais. Agora, a maioria dos casos terão resolutividade mais rapidamente, já que serão atendidos dentro do CEO”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

De acordo com o responsável pela área técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cristian da Silva Serpa, a técnica de sedação consciente proporciona ao paciente mais conforto e tranquilidade durante a realização do tratamento odontológico. O procedimento de ozonioterapia consiste na aplicação dos gases oxigênio e ozônio, com objetivo terapêutico. A técnica é utilizada, principalmente, em especialidades como periodontia e endodontia. Já a sedação com óxido nitroso compreende a inalação da mistura do gás junto com oxigênio, que garante a diminuição mínima da consciência enquanto o tratamento é realizado.

 

O óxido nitroso atua no sistema nervoso central, causando relaxamento e maior tolerância à dor. Além disso, esse método de sedação é contraindicado em poucos casos. O paciente deve estar com as vias aéreas desobstruídas durante o procedimento, para que a inalação do gás seja eficaz. “A mistura acalma e traz uma sensação de bem-estar ao paciente. O ‘cheirinho’, como falamos para as crianças, é ideal para aquelas que choram e se movimentam durante a consulta. A máscara colocada no nariz do paciente pode ser utilizada desde procedimentos mais simples, como limpezas bucais, até os mais complexos, como as cirurgias”, afirmou Serpa.

 

Atendimento no CEO de Criciúma

 

O CEO de Criciúma, localizado no bairro Próspera, realiza atendimentos especializados em odontologia, oferecendo tratamento das seguintes especialidades: Bucomaxilo facial, Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento gengival), Ortodontia preventiva e Intercptiva (para crianças com até 14 anos), DTM (problemas de dores faciais e bruxismo), Estomatologia, Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatra, e Prótese dentária tanto total quanto parcial.

 

 

Texto: Eduarda Salazar

Foto: Divulgação/Decom