Respeitar o regimento interno, desempenhando responsavelmente o mandato, contribuindo para a formação da cidadania e engrandecimento do município. Com o braço direito estendido, os 17 novos vereadores mirins da Câmara Municipal de Criciúma juraram sua responsabilidade sobre o mandato ao qual foram empossados na noite desta quarta-feira (27/02). A Sessão Especial ocorreu na ACIC e contou com a presença de autoridades locais, familiares e professores.
Todos os anos, estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada do município têm a oportunidade de representar a sua escola na disputa por uma vaga no projeto Câmara Mirim e vivenciar a experiência democrática do voto.
Além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade, o projeto busca despertar, na população jovem, o exercício da cidadania e o espírito cívico. Os eleitos vivem experiências que contribuem na sua formação pessoal, torná-los cidadãos participativos, conscientes das responsabilidades individuais e preparados para encarar os desafios da vida em sociedade.
Na sua 6ª edição, o projeto empossou 17 novos mirins que iniciam seus trabalhos na Casa em 3 de março. Mensalmente os vereadores participam de sessões ordinárias onde podem defender suas idéias por meio de requerimento e indicações. A primeira sessão mirim será dia 5 de março.
Mesa diretora eleita e empossada
Durante a solenidade de posse, os mirins escolheram a mesa diretora que comandará os trabalhos durante o ano. Duas chapas foram inscritas e os votos distribuídos deram o cargo a chapa 2, composta pelos vereadores Beatriz Damin Fiera (presidente), Miguel Idalêncio Graci (vice-presidente), Michelly Cardoso Fabris (1ª secretária) e Antônio Ferreira Scarsi (2º secretário).
Em discurso após a votação, a nova presidente comemorou a oportunidade. “Nós acreditamos que pela democracia podemos construir um país melhor, e desta forma vamos juntos, todos os vereadores mirins, procurar trazer novas oportunidades a nossa Criciúma, onde, por este espaço, temos uma oportunidade única de ajudar na melhoria de nossa cidade”, afirmou Beatriz.
Mais de cinco mil alunos foram às urnas
Durante os quatros dias de votação em novembro do último ano, mais de cinco mil alunos de 15 escolas escolheram seus representantes dentre 58 candidatos. Para o presidente do Legislativo, vereador Tita Belloli (MDB), o projeto Câmara Mirim é um exercício de cidadania na cidade. “Dados recentes mostram o desinteresse de grande parte dos jovens pela política. Esses novos vereadores escolhidos democraticamente pelos colegas terão, a partir de hoje, a missão de ouvir e acompanhar as escolas, as comunidades. Darão voz e espaço e também estarão ao nosso lado, fiscalizando o nosso Município”, afirmou.
Inclusão é a marca do projeto
A 6ª edição do projeto marca estreia da Escola Caminho da Luz – APAE de Criciúma. Buscando promover a inclusão e a integração, em todos os anos o projeto reserva uma de suas vagas para alunos portadores de necessidades especiais.
Conheça os vereadores para o mandato de 2020
Ana Julia Mendes Carvalho – E.M.E.F. Prof. Francisco Skrabski
Antônio Ferreira Scarsi – Sesi Escola
Beatriz Damian Fiera – Colégio SATC
Cristian Rodrigues Rocha – E.M.E.I.E.F Pascoal Meller
Enzo Mendes Machado Martins – E.M.E.I.E.F Antônio Colombo
Gabriel Diogo dos Santos - E.M.E.I.E.F Oswaldo Hulse
Isadora Gonçalves de Souza - E.M.E.I.E.F Contim Portella
Isadora Pereira Tonelli – Colégio Marista
João Vitor Mandelli de Andrade – E.M.E.I.E.F Antonio Minotto
Michelly Cardoso Fabris - E.M.E.I.E.F Antonio Minotto
Miguel Daros Vincentin - E.M.E.I.E.F Maria Angélica Paulo
Miguel Ferreira Damzio – Colégio Unesc
Miguel Idalêncio Graci - E.M.E.I.E.F Maria Angélica Paulo
Nicoly Martins Camilo - E.M.E.I.E.F José Rosso
Paola Oliveira dos Reis – E.M.E.I.E.F Pe. Paulo Petruzzellis
Samuel Jaime Tereza Soares - E.E.B Irmã Edviges
Vitória Motta Borges – Escola Caminho da Luz – APAE.
Texto e fotos:Daniela Savi