Vereador Jair Anastácio se reúne com a FAMA para tratar sobre fechamento de Ilhas*

Vereador Jair Anastácio se reúne com a FAMA para tratar sobre fechamento de Ilhas*
 

Na tarde desta terça-feira (09), o vereador Jair Anastácio (PT) se reuniu com o superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), para tratar sobre o fechamento do Balneário de Ilhas, devido a uma determinação judicial.

 Conforme Jair Anastácio, o encontro foi pautado a partir de diversos questionamentos que surgiram da população sobre o assunto. “Diversas pessoas procuraram o nosso gabinete para relatar a situação e resolvemos oportunizar um encontro com o superintendente Maureci para saber os detalhes sobre essa medida, restritiva, porém necessária neste primeiro momento”.

 A FAMA segue uma decisão da Justiça Federal em Ação Civil Pública n. 5000483-582013.4.04.7204/SC movida pelo Ministério Público Federal contra o Município de Araranguá que proibiu de forma definitiva a circulação de veículos automotores nas praias, dunas e restingas do município.

 Para respeitar a orientação, a fundação realizou o fechamento do acesso de carros nas proximidades do encontro do rio com o mar e foi criado um estacionamento para veículos, informou o superintendente Maureci Rodrigues. Na conversa o superintendente detalhou que adequações estão sendo feitas. “Será colocado material apropriado, faremos uma drenagem adequada e será criada toda uma infraestrutura neste local. Logo após o fechamento, nós sofremos com o mau tempo e tivemos alguns problemas, mas equipes já estão trabalhando no local, inclusive com a de obras”, disse.

 O vereador enfatizou que as medidas devem ser em comunhão com o meio ambiente e o desenvolvimento turístico. “Entendo a preocupação do paço municipal, porém avalio que essa medida deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade, observando as questões legais, mas levando em consideração o desenvolvimento local”.

 O superintendente no encontro afirmou que o projeto de desenvolvimento turístico no Balneário de Ilhas é a curto e longo prazo e seguirá todas as normativas importas legalmente.

 Jair Anastácio colocará em votação nesta quarta-feira um requerimento convidando o superintendente para comparecer em uma sessão da casa legislativa.