Recurso da União permitirá melhor controle de informações em salas de vacinas da Administração Municipal
A Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (26), na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), uma série de capacitações para mais de 60 vacinadores da rede municipal de saúde de Criciúma. A iniciativa pretende qualificar os profissionais para o uso do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies), do Governo Federal.
O recurso agiliza e aprimora o abastecimento e controle de imunobiológicos e insumos estratégicos utilizados em salas de vacinas. A qualificação encerra nesta sexta-feira (27).
Com o Sies, a Administração Municipal, por meio do Setor de Imunização, terá acesso em tempo real ao estoque de vacinas armazenadas em salas de vacinas do município. “Com o sistema, vamos melhorar muito o cronograma de vacinas. A gente vai saber, por exemplo, quantas vacinas estão disponíveis e quantas doses vamos receber”, afirma a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização, Patrícia Carvalho.
O Sies é uma exigência do Governo do Estado de Santa Catarina, que pretende interligar a utilização do sistema em todos os municípios catarinenses até o dia 1º de janeiro de 2018. “Após a capacitação, esperamos iniciar o uso do sistema ainda em 2017”, ressalta Patrícia.
Texto: Fagner Santos: Foto divulgação