Criciúma tem a meta de vacinar 95% do público-alvo. Ações serão realizadas para atingir a cobertura
Com objetivo de vacinar 10.123 crianças, entre 1 ano e menores de 5 anos, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo iniciou nesta segunda-feira (6) em Criciúma. As doses estão disponíveis em 44 Unidades de Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Criciúma tem a meta de imunizar 95% do público-alvo. Conforme a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Carvalho, a campanha é indiscriminada, ou seja, irá vacinar todas as crianças da faixa etária estabelecida. A imunização contra a poliomielite é a Vacina Oral Poliomielite (VOP), mais conhecida como gotinha. No sarampo, todas as crianças devem ser vacinadas com a Tríplice Viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
Para receber a dose, os pais devem levar a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação. “Os pais que forem levar seus filhos para vacinar também poderão fazer a vacina do sarampo. No caso dos adultos, eles têm que tomar duas doses até os 29 anos e após essa idade mais uma. É uma vacina de rotina”, explica Patrícia.
No próximo sábado (11), a equipe de vacinação, em parceria com o Rotary Club de Criciúma, estará na Praça Nereu Ramos com uma van para vacinar as crianças que estarão circulando pelo local. A coordenadora também afirma que serão entregues panfletos da campanha em todas as escolas do município.
“As pessoas acabaram relaxando na vacinação contra o sarampo nos últimos anos. Esse ano já foram 600 casos no país. A vacina é a barreira mais forte para a prevenção da doença”, ressalta.
Dia D
O Dia ‘D’ de vacinação contra a poliomielite e sarampo está marcada para o dia 18 de agosto. Todas as UBS do município estarão abertas no sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa e pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O vírus Poliovírus está localizado no intestino, mesmo que afete mais crianças, a doença também atinge adultos. A transmissão do vírus da poliomielite é por meio da boca. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil erradicou a poliomielite em 1994.
Sarampo
Em 2016, o Brasil conseguiu erradicar o sarampo. Mas este ano, o país está enfrentando dois surtos em Roraima e no Amazonas. A doença é contagiosa, que tem sintomas parecidos com uma gripe, com manchas avermelhadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, com tosse, espirros, fala ou respiração.
Texto: Ana de Mattia
Foto: Divulgação/