Iniciativa faz parte do Projeto Prefeito Amigo da Criança que fortalece a rede de proteção integral da criança
A Administração Municipal de Criciúma promoveu segunda-feira (18) o 1º Seminário de Proteção da Criança e do Adolescente de Criciúma, no Teatro Elias Angeloni. O evento foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria da Assistência Social e Habitação, Programa Prefeito Amigo da Criança, Ministério Público e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O seminário contou com a palestra do juiz de direito da 2ª Vara Criminal de Lages, Dr. Alexandre Takaschima e Padre Vilson Groh, educador com 37 anos de experiência atuando nas periferias de Florianópolis. O objetivo da capacitação foi mostrar aos participantes a garantia dos direitos para o processo de formação e educação permanente, fortalecendo e efetivando a rede de proteção integral da criança e do adolescente de Criciúma. “Essa é uma maneira de aproximar o poder público da vida das crianças, é poder estar presente na vida das pessoas”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro.
De acordo com o secretário da Assistência Social e Habitação, Paulo César Bitencourt, o seminário foi fruto do somatório de forças dos diferentes órgãos envolvidos para qualificar o atendimento e maior eficiência do trabalho em rede. “Cada órgão sabe de forma individual o seu papel na promoção dos direitos da criança e adolescente, por isso, o seminário promoveu a integração dos órgãos trabalhando juntos”, explicou o secretário.
Texto e foto: Beatriz Formanski