Unesc ensina sobre Culinária Profissional e Segurança Alimentar em curso de extensão no Bairro da Juventude
A melhor maneira de manipular os alimentos e aproveitá-los de forma integral estiveram entre as lições aprendidas pela turma do curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar, projeto de extensão realizado pela Unesc no Bairro da Juventude. Ao longo das últimas 12 semanas a Universidade reuniu aproximadamente 20 alunos, entre profissionais do Bairro da Juventude e mães de alunos, em torno dos aprendizados viabilizados por meio do projeto de Extensão capitaneado pelo curso de Nutrição.
A colaboradora do Bairro da Juventude Dejanir Clemente foi uma das alunas aplicadas que terminam o curso com “três estrelinhas” dos professores. Ela, que trabalha há 13 anos no Bairro e é apaixonada pelo que faz, encontrou no curso de Extensão da Unesc uma oportunidade de aprender ainda mais. “Trabalhar aqui e aprender com um curso como esse é muito mais do que bom. É ótimo”, garantiu, faceira.
Ela e as colegas, algumas merendeiras, aprenderam lições que utilizarão não só no ambiente de trabalho, mas também em casa e no compartilhamento com amigos e familiares. “Já estou transmitindo esses conhecimentos para outras pessoas. Ainda vou ensinar para os meus filhos e netos e vou ter orgulho de mostrar para eles tudo o que aprendi”, comentou a colaboradora, que atua na lavanderia da instituição.
Dejanir, conhecida como Jane, começou o curso com receio de não conseguir acompanhar ou de como seria a relação com os professores, mas encerrará este ciclo na próxima semana com um certificado para pendurar na parede e amizades para toda a vida. “Os professores foram muito queridos conosco. Nos convidaram a participar, tiveram gentileza, muita atenção e paciência para sanar nossas dúvidas. Eu e minhas colegas adoramos. Estamos ansiosas para receber nosso certificado de conclusão”, acrescentou.
Teoria e prática na alimentação
A equipe da Universidade, composta pelos acadêmicos do curso de Nutrição Maria Augusta Freitas de Queiroz, Bruna Bopsin, Tamara Justin, Hélio Crescêncio, João Denoni e Rayane Duarte, sob comando da professora Fabiane Fabris, preparou as aulas com conteúdos teóricos e práticos importantes para a atuação no ramo.
Conforme Fabiane, os alunos encerram o curso preparados para atuação em restaurantes, bares, hotéis e cozinhas industriais, por exemplo. “Esse tipo de certificação é de extrema importância para a colocação no mercado e abre portas para quem participa do curso”, comenta. Para quem já atua na área, conforme a professora, o curso oportuniza o aperfeiçoamento das técnicas, a atualização sobre normas de vigilância sanitária, do aprendizado sobre a utilização do alimento de forma integral e utilização de produtos regionais. “Os reflexos disso são para a vida toda. Além de aproveitarem todas as partes do alimento, aprenderem receitas simples e funcionais e a utilizarem produtos de época e regionais, eles sentirão melhora até na saúde”, acrescenta.
Para a bolsista Maria Augusta, uma das responsáveis pelas aulas, o aprendizado foi mútuo. “Elas participaram muito das aulas, falaram sobre suas experiências e tiraram dúvidas. Isso também nos ensinou demais”, destaca.
O Projeto Culinária Profissional e Segurança Alimentar já formou algumas turmas e passou também pela Associação Beneficente Abadeus e na ala feminina do Presídio Santa Augusta.
A formatura do grupo do Bairro da Juventude acontece na próxima segunda-feira (8/11) com entrega de certificados e celebração entre alunos e professores.