O momento é de cuidar uns dos outros e a Unesc continua a prestar atendimentos presenciais e online para aqueles que estão na linha de frente do combate a pandemia de Covid-19. O objetivo é possibilitar o cuidado do corpo e da mente, por meio das iniciativas “Cuidando de quem cuida” e “Terapias Alternativas” e do Programa Acolher Unesc Covid-19. Além dos profissionais de saúde, os serviços acolhem também professores e funcionários da Universidade.
Todos os atendimentos são realizados por professores e profissionais da Universidade e oferecidos de maneira gratuita. Abaixo, você pode conhecer melhor cada um deles:
Atendimento presencial
Em pouco mais de dez dias, os profissionais do CER (Centro Especializado em Reabilitação) realizaram cerca de 70 atendimentos, incluindo massoterapia, terapia manual, relaxamento, auriculoterapia, aromaterapia, imposição de mãos e barra de access (dentro da iniciativa “Terapias Alternativas”) e atendimentos psicológicos.
Cada atendimento dura em torno de 1 hora e os profissionais que prestam o serviço utilizam todos os equipamentos de segurança necessários, como máscara, capacete, luvas, avental e álcool em gel. E ao fim do expediente, todos os ambientes são higienizados com ozônio.
Segundo a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann, em tempos de Covid-19 é importante que as pessoas não descuidem de saúde física e mental e que há uma grande necessidade dos colaboradores e profissionais da saúde em encontrarem estratégias para reduzirem a tensão gerada por este cenário. “Além do trabalho técnico, nossos profissionais oferecem durante os procedimentos a escuta qualificada e tem buscado unir a ciência e a espiritualidade que de forma científica, já tem comprovado sua eficácia através de estudos já publicados. O ser humano tem não apenas o corpo, mas alma e mente. A harmonia entre as três facetas melhora qualidade de vida e permite que mesmo em situação complexa se mantenha a saúde”, afirma Mágada.
Para agendar uma avaliação, que antecede o atendimento, o interessado deve entrar em contato no telefone (48) 3431-4538.
Os atendimentos são realizados de sexta a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Atenção online
Atuando também há pouco mais de 10 dias, o “Cuidando de quem cuida” oferece atendimentos online de escuta qualificada e terapias alternativas como reiki e relaxamento físico e mental e realizou até esta segunda-feira (11/5), mais de 20 atendimentos. O plano é atender às 12h30 e às 22h30, horários identificados por meio de uma pesquisa como os mais adequados aos profissionais da saúde.
Segundo a coordenadora do Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas, é importante que os profissionais saibam que podem contar com o apoio de pessoas capacitadas para auxiliar nessa situação delicada para todos. “É um momento de incertezas. Um cenário atípico está sendo enfrentado por todos, especialmente pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente auxiliando no combate à Covid-19. Sabendo desse desafio os profissionais, o “Cuidando de quem cuida” veio para trazer um pouco de conforto e bem-estar para eles”.
Confira a programação
Segunda-feira - Escuta qualificada
Terça-feira - Reiki
Quarta-feira - Técnicas de relaxamento
Quinta-feira - Escuta qualificada
Sexta-feira - Técnicas de relaxamento
Sábado - Reiki
Domingo - Escuta qualificada
Para participar basta clicar aqui https://meet.google.com/wyx-evbq-ikx e guardar o link para os horários definidos na agenda acima.
Acolher Covid-19
Aberto para toda a comunidade, o Programa Acolher Unesc Covid-19 vem para oferecer acolhimento e apoio psicológico para as pessoas em situação de sofrimento psíquico por conta do distanciamento social. Os atendimentos online são realizados por psicólogos vinculados ao curso de Psicologia, ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), ao Programa de Residência em Saúde Coletiva e ao Acolher Unesc.
O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, pelo telefone (48) 99644-1887. Para solicitar o atendimento, a pessoa deve enviar uma mensagem de texto pelo aplicativo Whatsapp, dizendo “Oi” e escolhendo, em seguida, a opção 5.
Todos os profissionais da Universidade envolvidos no projeto são cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia. Os atendimentos são gratuitos e garantem o sigilo e as normas éticas de atendimento online.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing