Representantes dos Municípios que compõem a Amrec reuniram-se com a finalidade de definir as medidas a serem adotadas frente à Portaria n. SES n. 592, de 17 de agosto de 2020. Na videoconferência, realizada na última quarta-feira (19), ficou determinado o retorno do transporte coletivo urbano municipal, para a próxima segunda-feira (24), uma vez que reconhecido como serviço público essencial, configura-se como meio de combate ao próprio coronavírus e, também diante do estudo estatístico realizado pela Vigilância Sanitária, que comprovou que a utilização do sistema de transporte público não possui ligação com o número de aumentos de casos de COVID-19.
O retorno irá obedecer ao Decreto Municipal nº 715/2020, que regulamenta as medidas sanitárias a serem adotadas pelo Sistema de Mobilidade Urbana e pelos passageiros para evitar o contágio e disseminação do novo coronavírus.
Além disso, haverá manutenção das medidas de fiscalização e restrições adotadas até o momento. Temporariamente, as Instituições de Longa Permanência Para Idosos (Ilpis) não poderão receber novos internos, e os serviços públicos continuarão sendo prestados em regime de revezamento e em horário especial.
Não foi explicado pelos órgãos responsáveis, se a volta do transporte será de cem por cento. A expectativa, é que seja idêntica da última vez que o transporte estava funcionando apenas uma parte da frota em horários determinados. A qualquer momento, os órgãos deverão informar sobre os horários do transporte coletivo.