O Figueirense manteve a liderança do Campeonato Catarinense. Empatou com o Criciúma por 1 a 1, em Florianópolis, e com a derrota da Chapecoense para o Marcílio Dias por 2 a 0 se isolou nos 19 pontos, um a mais do que o Verdão do Oeste. Andrew abriu o placar para o Tigre e Willian Popp igualou o marcador no Orlando Scarpelli. O Criciúma caiu para sétimo, com 10 pontos, ultrapassado pelo Joinville, que venceu o Brusque no sábado.
O técnico Hemerson Maria precisava de um fato novo após a eliminação do time na Copa do Brasil no meio de semana. Por isso lançou o atacante João Diogo como titular. A joia alvinegra foi o destaque do sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, com sete gols.
Mas o primeiro tempo foi de domínio do Criciúma, principalmente na bola aérea. E foi assim que o Tigre abriu o placar, com Andrew, após cruzamento preciso do lateral-esquerdo Marlon. A cabeçada inapelável ao goleiro Denis fez a festa da torcida visitante no Orlando Scarpelli e deixou o time do Sul do Estado ainda mais à vontade para conduzir o jogo sem grandes sustos até o intervalo.
Os lampejos de criatividade do Figueira – justiça seja feita – saíram dos pés do garoto João Diogo, que apesar de passar em branco justificou a escolha com movimentação e finalizações com perigo: uma no primeiro e duas no segundo tempo.
Mas Hemerson Maria mostrou sua estrela e lançou no jogo o atacante Willian Popp, jogador trazido por ele, para mudar essa história. Na primeira chance ele acertou um belo chute da entrada da área, aos 29 minutos do segundo tempo para empatar o jogo.
O Figueirense volta a campo no sábado de carnaval (2), contra o Tubarão, no Aníbal Costa. Já o Criciúma recebe o Hercílio Luz, na quarta (27), em jogo atrasado da nona rodada da competição.
FICHA TÉCNICA
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). Data: 24/2/2019. Horário: 17h. Arbitragem: Rafael Traci, auxiliado por Kléber Lucio Gil e Tiago Americano Labes.
Figueirense: Denis, A. Teixeira, Ruan Renato, Pereira e Matheus Destro; Zé Antônio, Patrick (Juninho), Betinho (Matheus Lucas), Matheuzinho, Alípio (Willian Popp) e João Diogo. Técnico: Hemerson Maria
Criciúma: Luís, Maicon, Federico Platero e Marlon; Eduardo, Zé Augusto, Daniel Costa; Andrew (Julimar), Reis (Ceará) e Pedro Bortoluzo (Jean Mangabeira). Técnico: Doriva.
Gols: Willian Popp, 29/2T (FIG), Andrew, 13/1t (CRI)
Cartões amarelos: Ruan Renato, Juninho (FIG), Andrew, Zé Augusto, Sandro (CRI),
FONTE: REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS