Relatório mostra que solicitações que duravam meses, agora podem ser retiradas em uma semana
A celeridade nos processos de licenciamentos ambientais da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) foi comprovada com relatório apresentado, depois da instalação do sistema online, feito em setembro desse ano. Pelo documento, a Diretoria de Licenciamento e Fiscalização da Famcri conseguiu dar vazão a quase 80% das demandas de licenciamentos para construções na cidade no ano de 2019, e, de acordo com a presidente da fundação, Anequésselen Bitencourt Fortunato, sem haver perdas ambientais e nem econômicas.
“A adoção de um sistema de licenciamento online trouxe muitas vantagens. Além da redução de papel e materiais, houve um grande aumento da velocidade dos procedimentos. Em dois meses de uso foram emitidas 46 Certidões de Conformidade Ambiental, sendo que antes estes licenciamentos se prolongavam por meses”, destacou a presidente, acrescentando que “hoje em menos de uma semana o empreendedor já está com sua certidão e mãos”.
Licenciamento ambiental online
A Famcri utiliza atualmente um sistema de protocolo de processos de licenciamentos ambientais online, o que traz maior agilidade e comodidade aos contribuintes do município. O sistema SINFAT já está em uso desde o mês de setembro e trouxe celeridade aos processos relacionados ao licenciamento ambiental e há modalidades em que o empreendedor obtém seu documento no mesmo dia ou na mesma semana.
A fundação realiza o controle de todos os processos de licenciamento que são protocolados para que o município tenha crescimento econômico de forma sustentável.
Texto: Simone Costa
Foto: Arquivo/Decom