Semana da Pátria é oficialmente aberta em Criciúma
Está oficialmente aberta a Semana da Pátria em Criciúma. A cerimônia que marcou o início das comemorações alusivas à Independência do Brasil aconteceu na manhã desta sexta-feira (1°), no Parque da Prefeitura. Durante o evento, foi realizada a troca da bandeira do Brasil, ao som do hino nacional brasileiro, executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), e interpretado por 200 estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma, além de professores.
“Este é um momento muito especial para a história da nossa pátria. Precisamos mostrar aos pequenos cidadãos a importância do respeito ao nosso país. Mas, isso deve ser incentivado durante o ano inteiro, não apenas na Semana da Pátria. Tanto o hino nacional, quanto o de Criciúma, quando é praticado desde a infância, nunca é esquecido. Por isso, executamos semanalmente os hinos nas escolas municipais”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Antes da troca da bandeira, foi executado o hino da Independência e, na sequência, o hino de Criciúma. Em seguida, os soldados do 28° GAC realizaram o arreamento do Pavilhão Nacional, ao som do hino à bandeira do Brasil e, logo após, a sua dobra. Com a nova bandeira hasteada, a pira com o fogo simbólico foi acesa pelos alunos Pedro Henrique Costa Gerônimo e Maria Eduarda Marcineiro, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge da Cunha Carneiro. A chama, que representa início oficial da Semana da Pátria, ficará acesa no Parque das Nações até o dia 7 de setembro, sob a guarda dos soldados do exército.
Mais de 800 alunos, de 19 fanfarras e uma banda marcial de escolas municipais, se apresentaram durante a cerimônia. Os estudantes realizaram uma breve demonstração do que será apresentado durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro, que acontecerá na próxima quinta-feira (7). O evento será na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, a partir das 8h.
Desfile de 7 de setembro
Neste ano, o desfile cívico-militar terá como temática “Criciúma, uma cidade inovadora. Construindo o futuro por meio da Ciência, Educação e Tecnologia”. O tema reflete o cenário atual do ensino na cidade, devido aos investimentos recentes em inovação. Ao todo, 102 instituições desfilarão, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada.
“Vivemos em um momento com o olhar voltado ao futuro. Com os investimentos recentes, como o Parque Astronômico e os clubes de robótica, os estudantes têm a oportunidade de desbravar horizontes e desenvolverem novas habilidades. Inserir a tecnologia no cotidiano escolar é fundamental para garantir um futuro com grandes oportunidades”, afirmou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.