Estudantes conquistaram o diploma de Ensino Fundamental e também em cursos profissionalizantes
Conquistar o diploma do Ensino Fundamental e concluir o curso profissionalizante virou realidade para 467 alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) de Criciúma. O Teatro Elias Angeloni foi palco da conquista desses estudantes.
Para a aluna Kailane Pereira, o diploma representa mais que um sonho, mas uma superação. “Eu tive depressão quando estava estudando, e por isso eu tive que parar de estudar. Este diploma é tudo para mim, eu me reergui, este diploma me reergueu”, enfatizou. Já para a aluna, Esther Pompeu, é a realização de um sonho. “Eu passei por muitas dificuldades para chegar até aqui, por isso é uma conquista tão importante. Eu me sinto muito feliz”, relembrou.
Os cursos profissionalizantes são uma parceria com o Bairro da Juventude, que oferece capacitações em eletricista, mecânica, padaria e informática. “Esta formatura não transforma apenas a vida do formando, mas transforma a vida de uma geração. Para estudar não há idade, não há tempo, até porque a dificuldade não deve fazer parte da nossa vida, mas sim a luta para vencer esses desafios”, salientou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O programa possui 1,3 mil alunos. “Nós acreditamos muito na educação de jovens e adultos. Nós queremos desejar para os alunos muito sucesso. Esta semente que foi plantada só está começando a crescer, e tem que continuar regando esta árvore, pois ela que tem que dar frutos, e, para dar frutos os alunos precisam continuar estudando”, ressalta a secretária municipal de Educação Roseli de Lucca Pizzolo.
Matrículas abertas
As matrículas estão abertas e os interessados podem realizar as inscrições na Secretaria Municipal de Educação, localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris. Para se inscrever, é necessário apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade, certidão de nascimento, histórico escolar e comprovante de residência.
Texto e fotos: Ana de Mattia