O município de Rincão tem na sua administração após o desmembramento de Içara o segundo prefeito a administrar a cidade. Com o planejamento para fazer um município modelo, o primeiro prefeito Décio Góes sofreu a derrota na sua reeleição.
Atualmente Jairo Custodio está tendo a simpatia e a aprovação da maioria dos veranistas e moradores. Com vários eventos na praia, shows locais, esporte e o calçadão que tem atraído muita gente para o Rincão que estava um pouco adormecido, fez a diferença neste ano.
O pouco que falta segundo muitos moradores são as entradas de acesso para beira mar. Tem local que os próprios moradores tiveram que tirar do bolso para ter acesso decente. Uma rampa de acesso feita por um morador que tinha um filho deficiente está abandonada. O proprietário que não reside mais no local deixou uma entrada da rampa para os veranistas, mas devido ao abandono parte da rampa cedeu, e se não bastasse parte está tomada pelas areias. Muitos moradores esperaram pelo poder público, mas infelizmente está sendo corroída pelo tempo.
Em alguma ruas da Zona Sul por exemplo, tem rua que não levam a lugar nenhum. Casas estão sendo engolidas pelas areais que acumulam dia a dia, mas infelizmente o que se houve de moradores, é que as areias não podem ser retiradas. Horas, se as casas foram construídas porque deixaram, e agora os moradores vão perder todo dinheiro investido?
Os órgãos ambientais que não plantam sequer uma arvore ou cuidam do local, metem o dedo impedindo o desenvolvimento do município que poderia lucrar com investimentos, para os moradores e turistas. O Calçadão por exemplo que foi uma ótima obra tem as dunas como vizinho e o mar não é visto. Porque Laguna, Arroio do Silva, Camboriú e tantos outros estados não tem as dunas, e porque no Rincão não pode tirar um carrinho de areia para desobstruir a rua e as casas?
Vem ai a segunda etapa do calçadão que vai movimentar a economia local e mais segurança, mas na minha opinião o que falta é mobilização total para reverter a intransigência dos poderes que estão atrasando o desenvolvimento do Rincão.
Enviamos perguntas para assessoria de imprensa do prefeito, mas infelizmente não tivemos retorno.
Texto e fotos: Gentil Francisco