A tarde de quarta-feira (25/6) ficou marcada na história de parcerias entre Unesc e Criciúma Esporte Clube. Com concretização do convênio entre as instituições e a prefeitura Maracajá, o Projeto Tigrinhos chega ao seu vigésimo município, atendendo 1.500 meninos e meninas com o engajamento de mais de 20 professores.
“É um marco especial para este projeto que temos tanto carinho. O Tigrinhos é muito mais que apenas um projeto de futebol. A cada novo núcleo participante, temos a certeza de que mais crianças estão sendo atendidas com qualidade, aprendendo sobre princípios e valores e recebendo a oportunidade de seguir um sonho”, destaca a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego.
O papel social do projeto também foi destacado pelo coordenador de base do Criciúma, Serginho Lopes. Para o profissional, a iniciativa é desempenhar um papel importante na vida de jovens de toda a região Sul catarinense. “O Projeto faz parte da educação, estimula o respeito e forma novos cidadãos. Além de ser um dos pilares em nossa região, é uma forma de valorizar nossos talentos. As portas do clube estarão sempre abertas para parcerias como estas”, afirma o coordenador.
Portas abertas para o ensino
O coordenador do Tigrinhos na Unesc, Bruno Colombo, conta que o Projeto também contribuiu para a qualidade do ensino na Universidade. Segundo ele, novas possibilidades surgiram por meio da iniciativa. “Um exemplo desta boa relação é entrada do estudante no Centro de Treinamento do Clube. Lá, o acadêmico tem a possibilidade de aprender na prática e acompanhar o trabalho de quem vivencia a área diariamente”, explica Colombo.
Para o prefeito de Maracajá e Vice-presidente do Clube, Arlindo Rocha, a boa relação reflete em qualidade de vida na sociedade. “É um papel importante que proporciona qualificação profissional. Desta experiência, é a comunidade que colherá os frutos de profissionais qualificados e de ações desenvolvidas para zelar pelas pessoas”, frisa Rocha.
Também participaram da assinatura a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o professor do Projeto, Felipe da Silva, e o chefe de Gabinete de Marcajá, Gilvan França.
O Projeto Tigrinhos
Em atividade desde 2011, no ano de 2018 o Tigrinhos passou por mudanças para elevar a qualidade da iniciativa. Com o esporte como ferramenta, o objetivo é promover integração, saúde, educação e, sobretudo, qualidade de vida. As parcerias, assinadas entre Unesc, Criciúma Esporte Clube e municípios, possibilitam a disponibilidade de monitores, de estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribui com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos, e o Criciúma é responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa Unesc