Turma do 1º ano do Ensino Fundamental coletou fotos e objetos que contam histórias familiares e pessoais
Familiares, lar, amigos e peculiaridades de cada um. Estes foram alguns dos temas abordados pelo projeto “Minha Vida, uma História”. A iniciativa faz parte das aulas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, e busca reunir memórias pessoais de cada aluno, através de fotos selecionadas, em conjunto com familiares, e reunidas em um álbum que conta a vida de cada um dos estudantes. A iniciativa faz parte do projeto contínuo do Colégio Unesc, “Família, meu bem maior”.
A professora do 1º ano, Patrícia Stanger Cardoso, foi quem conduziu o processo de reconhecimento da história de cada estudante. Através de processos de pesquisa, os alunos reuniram fotos, brinquedos, roupas, sapatos e outros objetos relacionados a sua história de vida. “Ao final, transformamos tudo em um livro único para cada estudante, que foi entregue para os pais e que conta toda a trajetória das crianças, desde o nascimento até os dias atuais, passando também pela história familiar de cada um, onde eles buscaram suas origens”, explicou a docente.
O livro é a representação física do resgate histórico familiar e pessoal, e contou, também, com a origem dos sobrenomes da família, como os pais e avós dos alunos se conheceram, motivo e significado da escolha de nomes, entre outros aspectos que auxiliaram na descoberta de cada estudante como ser único e individual. “É uma maneira deles saberem que são seres humanos únicos dentro do ambiente familiar e escolar, que existem e que isso tem um significado e relevância”, completou Patrícia.
Planejamento pedagógico
Por oportunizar a descoberta da história de vida de cada aluno, o projeto “Minha Vida, uma história” é de grande valia para o Colégio Unesc. “É uma ação que traz um olhar e um conhecimento sobre a valorização da vida de cada aluno, sua história, ambientes em que vivem e todas as pessoas que fazem parte de cada história”, apontou a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.
Com a iniciativa, a criança vivencia situações reais, além de aprender a ver o mundo ao seu redor de maneira crítica e autônoma. “O foco é que se questione mudanças e atitudes do cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos. Um evento lindo e emocionante, que auxilia o Colégio a seguir por um caminho rumo à uma formação humana, inclusiva, com princípios e valores, sobretudo cultivando a paz”, completou Carina.
Assim como todas as iniciativas do projeto “Família, meu bem maior”, o “Minha Vida, uma história” também busca fortalecer a formação integral para a vida escolar, acadêmica e pessoal dos estudantes. “Nosso objetivo é sempre trazer a família para o ambiente escolar, pois acreditamos que o desenvolvimento integral dos alunos também depende da presença dos pais, de outros membros da família”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “E é isto que o Colégio Unesc busca, a formação integral para que, no futuro, tenhamos adultos conscientes, críticos, participativos e transformadores”, arrematou. Marlene
Texto: Comunicação Unesc;Foto arquivo Unesc