Projeto ‘Castração é a Solução’ retoma as atividades em Criciúma; confira o calendário
Os mutirões de castrações, que são realizados pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA) de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, e que fazem parte do projeto ‘Castração é a Solução’, retornaram em 2023, e em menos de um mês na atividade, mais de 370 castrações já foram efetuadas. O foco da ação é conscientizar sobre os cuidados e a saúde dos animais, além de evitar o aumento de cães abandonados em Criciúma.
“Esses serviços têm como objetivo controlar o número de animais errantes, evitar que eles se procriem e continuem sofrendo com as condições de abandono. Além disso, trata-se também de uma questão de saúde pública e de segurança do trânsito”, explicou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
Como as castrações são realizadas?
Para as castrações serem realizadas, o coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal, Christophe de Lima, explica que o presidente de cada bairro deve entrar em contato com o setor para depois ser agendado o dia do mutirão e efetuar o cadastro de cada animal que será castrado. “Geralmente, chegamos por volta das 7h nos bairros, para levarmos com segurança os cães e gatos em nosso carro para a clínica licitada realizar as castrações”, afirmou.
Posteriormente os animais são levados, novamente, com segurança aos bairros e recebem a medicação pós-operatória. “Depois de um período de dez dias nós voltamos e realizamos a última etapa na nossa ação, com a retirada dos pontos dos animais que foram castrados”, pontuou.
Próximas ações de castração
As próximas ações de castrações já estão definidas e serão nos seguintes dias e bairros:
- 16/02 e 17/02: bairro Buenos Aires
- 23/02 e 24/02: bairro Vila D'oro
- 02/03 e 03/03: bairro Mina do Mato
- 09/03 e 10/03: bairro Vera Cruz
- 16/03 e 17/03: bairro Morro Estevão
- 23/03 e 24/03: bairro Santo André
Texto : Daiana Farias: Foto arquivo JB