Assunto foi discutido por profissionais da Prefeitura de Criciúma em reunião realizada nesta quarta-feira (5), no Paço Municipal Marcos Rovaris
O sistema de agendamento para atendimentos médicos em unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Criciúma será modernizado pela Administração Municipal. Na tarde desta quarta-feira (5), no Paço Municipal Marcos Rovaris, o assunto foi discutido em reunião realizada entre o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, profissionais de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e enfermeiros de 38 unidades de ESF de Criciúma.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Criciúma, Leandro Fernandes Maffei, o método de Acesso Avançado (AA), que permite o agendamento de usuários para serem atendidos de forma qualificada, será analisado e implantado inicialmente nas ESF de Criciúma. “O Acesso Avançado é um sistema utilizado em muitos países. Ele é um modelo de agendamento que diminui o tempo de espera dos pacientes por uma consulta, diminui a quantidade de faltas às consultas e aumenta o número de atendimentos médicos. Em Criciúma, nós temos experiências exitosas em unidades de saúde que já utilizam o método de Acesso Avançado e queremos ampliar o sistema para outras unidades”, analisa.
Para debater e apresentar novas propostas que visam modernizar o sistema de agendamento para atendimentos médicos aos munícipes, o Governo de Criciúma pretende realizar reuniões com as comunidades, juntamente com os Conselhos Locais de Saúde dos bairros. “Estamos começando a conversar com as equipes para entendermos os problemas de cada unidade de saúde e buscarmos soluções. Com a discussão de um novo sistema para agendar os atendimentos, além de outras ações que vamos implantar, queremos eliminar os casos de pessoas que passam madrugadas em unidades para conseguir ficha e acabar com as filas de espera nos postos”, ressalta Casagrande.
Os encontros com os moradores e com membros de Conselhos Locais de Saúde de bairros que contam com unidades de ESFs estão programados para o dia 24 deste mês. “Nós também vamos nos reunir com os profissionais médicos para discutir essa proposta de modernização do sistema”, comenta Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, que também coordena a Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Criciúma. Conforme a profissional, com o novo método em prática, a Prefeitura de Criciúma estudará estender o sistema às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Texto e fotos: Jhulian Pereira