Profissional nutricionista exerce papel primordial na promoção da saúde da população

Profissional nutricionista exerce papel primordial na promoção da saúde da população
Na graduação da Unesc, profissionais recebem conhecimentos necessários para contribuir com a sociedade

A alimentação é a base de toda a vida humana e, quando é de boa qualidade e variedade, está diretamente associada à promoção da saúde. Pessoas que buscam uma alimentação saudável na busca pela melhoria da qualidade de vida, ou ainda por outros motivos, precisam procurar um bom nutricionista para orientá-las. 



Na região, profissionais de excelência são formados pela maior Universidade Comunitária do Sul catarinense: a Unesc, que há mais de 55 anos contribui com a comunidade. A Instituição prepara os profissionais para que conheçam a Nutrição em todos os aspectos científicos e, com base neste conhecimento, proporcionem ao paciente caminhos para hábitos saudáveis.



Refletir sobre a relação com a comida e os reflexos disso na saúde geral de cada indivíduo, conforme a coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, Fabiane Fabris, tornou-se ainda mais necessário após a pandemia da Covid-19. “Essa experiência difícil que o mundo vivenciou ampliou os olhares sobre a importância do acesso à comida segura para o cuidado com a saúde individual ou coletiva. A expectativa é que o nutricionista seja um profissional cada vez mais requisitado pela população, sobretudo pela crescente importância da área de alimentação saudável e boa nutrição e a correlação desta com a longevidade”, comenta.



Todas estas qualidades buscadas em um profissional da área são foco de estudos e experiências práticas na Universidade. A graduação tem ênfase na formação de profissionais aptos a resolver questões sobre a alimentação e a nutrição humana em todas as dimensões, seja na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.



Diferenciado



O Bacharelado em Nutrição da Unesc também contempla, além das disciplinas básicas e profissionais, o estímulo ao estudo independente, com o objetivo de qualificar a atuação do futuro profissional. “A proposta curricular forma um nutricionista capaz de atender a saúde, tomar decisões, comunicar-se, exercer lideranças, administrar, gerenciar e estar permanentemente em aprendizagem nos setores relativos à sua área de abrangência, entre outras características”, cita Fabiane.

“Possuímos as Clínicas Integradas em Saúde que possibilitam aos estudantes o contato com os atendimentos, além do Laboratório da Técnica Dietética bem equipado, onde o aluno desenvolve as técnicas de preparo dos alimentos e aprende a fazer o cálculo de dietas e rotulagem. Contamos, ainda, com projetos em que os alunos se inserem nas diferentes áreas de atuação”, acrescenta.

Além disso, a Universidade dispõe de ampla infraestrutura com laboratórios e salas de aula bem equipadas, possibilitando aulas presenciais e remotas. “A Unesc está à frente de muitas outras Instituições. São 55 anos de tradição e com grandes diferenciais no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, proporcionando que os estudantes sejam inseridos nos cenários de prática”, relata.

Ainda conforme a coordenadora, na Instituição, o futuro profissional aprende a ter uma postura ética. “Desenvolvemos habilidades como comunicação, flexibilidade e empatia. Tudo isso engloba requisitos básicos para o profissional que trabalha com promoção de saúde e prevenção de doenças, como é o caso do nutricionista que, dependendo da área, precisará ter liderança, destaque de engajamento nas redes sociais e muitos também empreendem na área, com a abertura dos seus próprios negócios”, fala Fabiane.

Mercado em expansão

O nutricionista tem à sua frente um mercado em expansão, que permite ao profissional atuar nas mais diversas áreas, como consultórios e clínicas particulares, escolas, hospitais, indústrias e os mais variados estabelecimentos de alimentação coletiva, órgãos públicos, clubes de futebol, academias, entre outros.

“O nutricionista do futuro deve ampliar o seu objeto de estudo e compor na sua memória o humano como objeto focal e considerar a realidade de vida das pessoas. Compreender os desafios impostos pela vida moderna e as múltiplas tarefas que os pacientes vivenciam diariamente fortalece o contato. Propor grandes mudanças nos hábitos alimentares do indivíduo pode trazer procrastinação diante do plano alimentar proposto e por consequência causar desistência e o não retorno ao consultório”, comenta Fabiane.



Esta é mais uma área em que as mudanças constantes com novas informações diariamente, por isso, o profissional deve se manter atualizado não somente a respeito da nutrição, mas sobre a produção de alimentos; sociologia; comportamento humano e entender sobre os temas que atingem a população.



“Precisamos entender que vivemos uma eterna mudança e aprender a nos adaptar diante de cada cenário. Se antes pensávamos mais em emagrecimento, hoje devemos nos atualizar em bem-estar, prevenção de agravos e colocar a saúde como prioridade. Auxiliar outras pessoas a verem a alimentação como um dos pilares da saúde é imprescindível”, completa.



Graduação Multi



Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.



Desde então, os estudantes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.



Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.



Chance de cursar a sonhada graduação



Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.



Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. 



Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.






Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc e divulgação