Partindo da iniciativa do vereador Dr. Allison Pires (PSDB), a Casa Legislativa aprovou por unanimidade, a moção de aplauso com intuito de parabenizar Renan Ceretta, por tornar-se o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, esposa do homenageado e a filha estiveram presentes, bem como funcionários da instituição.
Nascido em Faxinal do Soturno, Rio Grande do Sul, em 17 de maio de 1964, Renan é filho de Silvio Antonio Ceretta e Gema Stochero Ceretta. Casado com Luciane Bisognin Ceretta é pai de Vitória Bisognin Ceretta.
Renan Antônio Ceretta, é professor e coordenador do curso de Odontologia da Unesc. No dia 24 de novembro de 2017, passou a ocupar a cadeira de número 25 da Academia Catarinense de Odontologia. A votação teve a participação de todos os profissionais que ocupam as demais cadeiras na Academia.
A Academia Catarinense de Odontologia tem o objetivo de resgatar a memória da Odontologia catarinense e preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos, além de reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído para o progresso da ciência na área da saúde, especialmente da Odontologia.
O professor Renan Ceretta entende o convite como um reconhecimento especial pelo trabalho desenvolvido ao longo de vinte e sete anos de carreira na Odontologia. Possui graduação em Odontologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
Especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde pela Unisul, especialização em Endodontia pela UFSC, especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc.
Ceretta é cirurgião dentista pela Prefeitura de Criciúma e professor da Unesc. Atua em vários temas relevantes da Odontologia, com ênfase em Endodontia e Saúde Coletiva.
Texto e foto: Daniela Savi