Prédio referência da cidade foi reinaugurado sábado (6), durante as comemorações de 138 anos de fundação do município
Após um longo período de espera, os criciumenses finalmente retornaram ao Paço Municipal Marcos Rovaris. Desde o primeiro sinistro que atingiu o prédio da Prefeitura de Criciúma, no dia 27 de maio de 2015, até sábado (6) se passaram 955 dias, e durante este período muitas etapas foram vencidas. O dia 6 de janeiro de 2018, além de ser lembrado pelo aniversário de 138 anos de fundação de Criciúma, fica marcado na história da cidade pela volta do Poder Executivo a sua casa.
As comemorações iniciaram durante a manhã, às 9h, com o hasteamento das bandeiras. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e o vice-prefeito Ricardo Fabris foram os responsáveis por hastear as bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Criciúma, respectivamente. “Quero desejar a Criciúma um feliz aniversário pelos seus 138 anos. Essa é a terra que crescemos, construímos nossas famílias, nossos amigos, onde nos desenvolvemos profissionalmente e na vida. Tenho muito orgulhoso de viver nessa cidade”, destaca Fabris.
A festividade teve sequência durante a tarde, a partir das 17h, com apresentações artísticas e culturais em torno do Paço Municipal. A cerimônia de reinauguração da sede do Poder Executivo iniciou às 19h e contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais. “Poderíamos ter escolhido muitas obras para entregar nesta data à comunidade, mas apesar de todas as dificuldades, escolhemos a obra que é o símbolo maior da nossa cidade. Reconstruir o Paço Municipal e entregar nesta data mostra que somos um povo que trabalha, que luta e não se deixa vencer pela adversidades. O criciumense é um ser que se destaca, pois é pra frente que se anda, pra cima que se olha e com trabalho que se vence”, comenta Salvaro.
Após os pronunciamentos, o pastor presidente da Assembleia de Deus de Criciúma, João Ceno Ohlweiler, e o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, realizaram o ato ecumênico, com bênçãos evangélica e católica do Paço Municipal Marcos Rovaris. Em seguida, foram realizados o corte da faixa, o descerramento da placa inaugural e o corte do bolo de 138 kg, em comemoração ao aniversário de Criciúma.
O evento ainda contou com show pirotécnico com fogos de artifício durante dez minutos. Após os atos, os moradores realizaram uma visita interna para conhecer o Paço Municipal restaurado e modernizado. A festividade encerrou com o show nacional de Sérgio Reis e Renato Teixeira. As comemorações do aniversário de Criciúma e reinauguração do Paço Municipal Marcos Rovaris contou com a presença de milhares de pessoas.
Texto: Émerson Justo
Fotos: Equipe Decom
[gallery ids="3026"]