O prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, o Alemão (MDB), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Alemão sucede o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), em cerimônia realizada nesta quinta-feira (08/02) no auditório da Associação.
“Saudade”, com essa palavra o prefeito Ademir Magagnin, de Cocal do Sul, iniciou o seu discurso e se despediu do mandato de presidente da AMREC. Ele agradeceu aos prefeitos pela confiança depositada, e afirmou que na AMREC se trabalha para o desenvolvimento da região. “Agradeço de coração”, disse em seu discurso pontuando atos realizados pela AMREC, enquanto esteve à frente da instituição, como o Banco de Olhos de Criciúma, que terá sua despesa de manutenção dividida entre os 12 municípios; os debates entorno do pedágio na BR-101 em São João do Sul; o caso de fechamento da unidade da JBS em Morro Grande; as conquistas de verbas federais e estuais para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.
Já o prefeito empossado, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, de Siderópolis, que agradeceu aos seus pares pela confiança de poder estar à frente da AMREC neste ano, pontuou seu discurso tratando das questões econômicas. Chamando ACIC, Unesc, Satc, AMREL, AMESC e as associações empresarias da região sul de Santa Catarina para tratar regionalmente as pautas econômicas e reverter o quadro de região mais pobre do Estado. “Precisamos trabalhar em conjunto para que possamos ter um crescimento sustentável”, afirmou Alemão.
Alemão é 35º prefeito a assumir a AMREC, sendo quarto prefeito de Siderópolis (Dilnei Rossa em 1983; José Antonio Périco em 1990, Douglas Gleen Warmiling, o Guinga em 2009; e Helio Roberto Cesa).
Presidência da AMREC
A presidência da AMREC é dividida conforme rodizio, previsto no estatuto da Associação, onde o primeiro ano de mandado é do partido que mais elegeu prefeito. O segundo ano para o segundo partido que mais elegeu prefeitos e assim sucessivamente. Sendo assim, 2019 será a vez dos prefeitos do PSDB, que hoje tem os prefeitos de Nova Veneza e Criciúma.
A AMREC
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois foi integrado a Associação os municípios de Forquilhinha, Cocal Do Sul e Treviso. EM 18 de maio de 2004, a AMREC oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia nove de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a entidade. Hoje, a AMREC conta com 12 municípios e tem uma população superior a 425 mil habitantes.
Texto e foto: Antonio Rozeng