Paciente é socorrido de helicóptero devido à crise convulsiva
Por volta das 16h desta quinta-feira 21, a aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais do SAER e pelos profissionais da saúde do SARASUL, foi acionada pela Central de Regulação do SAMU para apoio a Unidade Básica do SAMU de Criciúma.
No local, paciente do sexo masculino, 48 anos, que já possui crise convulsiva devido sequela de traumatismo craniano ocorrido a cerca de seis meses.
A Ambulância de Suporte Básico do SAMU chegou à residência, o paciente já apresentava crises convulsivas, foi realizado medicação conforme orientação dos médicos da Central de Regulação de Urgências, apesar disso as crises não cessaram, sendo solicitado apoio do SARASUL, pois a Unidade de Suporte Avançado do SAMU encontrava-se em outro atendimento.
Após o pouso da aeronave atrás da rodoviária de Criciúma, com o auxílio da PM para isolamento e segurança do pouso, outra Unidade de Suporte Básico do SAMU foi disponibilizada para deslocar equipe SARASUL e equipamentos até o local que o paciente encontrava-se.
Nestes casos de difícil controle das crises convulsivas o tratamento é induzir sedação e prosseguir intubação orotraqueal, posterior a conduta paciente foi deslocado ao Hospital São José na Unidade de Suporte Básico do SAMU ocupada com a equipe médica do SARASUL.