A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, cumprirá agenda em Santa Catarina, no próximo final de semana (27 e 28). O roteiro, que inclui visitas a Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Içara e Nova Veneza foi consolidado pelo deputado federal Daniel Freitas, que já articulou a vinda de diversos ministros do governo Jair Bolsonaro ao Estado.
Daniel Freitas tem tido grande aproximação com a Ministra e com a pautas do Ministério. Ele é o proponente da criação da Frente Parlamentar Mista pela Adoção e Convivência Familiar; e autor do PL nº146/2020, que visa assegurar o acesso de jovens egressos de instituições de acolhimento à educação e à profissionalização. “A Ministra tem sido uma grande defensora e apoiadora dos projetos relevantes apresentados ao Ministério. Estamos desenvolvendo esta agenda desde o ano passado, a pandemia acabou protelando um pouco a visita, que ontem foi confirmada e, assim como todos os catarinenses, Damares Alves também está ansiosa para conhecer nosso Estado e a nossa região”, explica.
O roteiro começa no sábado (27) pela manhã em um encontro de Freitas e da Ministra com a Vice-Governadora do Estado, Daniel Reinehr. Depois, seguem para Tubarão, no Sul do estado, onde participarão de um almoço com lideranças religiosas. Em Criciúma, a Ministra visita a Associação Beneficente Nossa Casa e conclui a agenda de sábado, na Associação Beneficente Abadeus. No domingo (28), Damares Alves irá conhecer o trabalho desenvolvido pelo Bairro da Juventude, em Criciúma; participa de cerimônia no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara; e finaliza o roteiro em visita ao Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza.
A diretora-executiva do bairro da Juventude, Sílvia Regina Zanette ressalta que, colaborar com a transformação da vida e a promoção dos direitos de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, é a missão da instituição. “Promovemos solidariedade, amor ao próximo e a oportunidade de desenvolvimento social. E é por todo este trabalho que, há 70 anos, alcança a sociedade sul catarinense, que desejamos apresentar o Bairro da Juventude para a Ministra e envolvê-la em nossos projetos e ações, pois também é um dos objetivos da entidade inspirar nas pessoas o desejo de mudar o mundo”, afirma Sílvia.
Para a diretora-executiva da Associação Beneficente Abadeus, Shirlei Monteiro, a visita da ministra Damares tem um significado muito especial para a entidade por conta de toda a trajetória dela como mulher, sua luta pelos Direitos Humanos e, agora, trabalhando efetivamente como Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Isso tem tudo a ver com a filosofia de trabalho da Abadeus e com as causas que a entidade levanta, como o protagonismo dos jovens e adultos e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Isso significa, também, um reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição. É uma oportunidade para apresentar a história e esse trabalho que a Abadeus realiza há 60 anos, com transformação social e de vidas, fazendo a diferença na comunidade. A Ministra será muito bem vinda, é uma grande alegria poder recebe-la e também queremos agradecer o deputado federal Daniel Freitas por todo o empenho para que essa visita fosse possível", destaca a diretora.
Acompanhando o roteiro da Ministra, devem participar os parlamentares da ala bolsonarista do Estado, os deputados federais Caroline De Toni e Coronel Armando; os estaduais Jessé Lopes, Felipe Estevão, Ana Campagnolo e Sargento Lima; além do assessor especial de Damares Alves, o catarinense Dr Marco Vinícius Carvalho.
27/06/2020 (Sábado)
9h – Encontro com a Vice-Governadora Daniel Reinehr I Florianópolis;
12:30h – Almoço com lideranças religiosas I Tubarão;
16h – Associação Beneficente Nossa Casa I Criciúma;
17h – Visita na Associação Beneficente ABADEUS I Criciúma.
28/06/2020 (Domingo)
9h – Visita ao Bairro da Juventude I Criciúma;
11h – Cerimônia no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus I Içara;
15h – Visita ao Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio I Nova Veneza.
Texto e foto:Assessoria de Comunicação Daniel Freitas