Gabinete de Gestão Integrada Municipal promove reunião para discutir segurança pública em Criciúma

Gabinete de Gestão Integrada Municipal promove reunião para discutir segurança pública em Criciúma
Representantes das forças de segurança, de escolas privadas e da rede pública municipal, vereadores e demais autoridades participaram da reunião realizada no salão Ouro Negro

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Criciúma organizou nesta terça-feira (11) uma reunião no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, para discutir a segurança pública no município. Na pauta, a segurança em escolas. Participaram do encontro o prefeito Clésio Salvaro, o vice-prefeito Ricardo Fabris, o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, gestores de escolas da rede pública municipal, de escolas particulares, Conselho Tutelar e vereadores. “Criciúma é uma cidade segura e possui boas escolas. Estamos atentos e trabalhando para fortalecer ainda mais a segurança, que já é uma prioridade do governo municipal, nas unidades escolares”, enfatiza o prefeito.

 

Para o diretor da Escola Social Irmão Walmir, do Grupo Marista, e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma, Luciano Mendes Pereira, é preciso trabalhar a prevenção e cuidar da saúde emocional de alunos e professores no ambiente escolar. “Estamos, também, com situação de vulnerabilidade emocional”, reforça. O representante das escolas particulares de Criciúma, Everson Alessandro Pereira, falou sobre a preocupação e a inquietação dos pais, principalmente, após o episódio registrado na cidade de Blumenau. “A própria comunidade escolar precisa criar mecanismos de proteção, e o mais importante, trabalhar a cultura de paz”, esclarece.

 

Polícias Civil e Militar reforçam ações de segurança

 

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, tenente-coronel Mário Luiz Silva, ressaltou a importância de planejar medidas preventivas, além de destacar o trabalho realizado pelo órgão em escolas de Criciúma. “A PM tem já o Programa de Segurança Escolar, mas, nos últimos dias, deslocamos policiais das atividades administrativas para reforçar o patrulhamento e a permanência policial nas unidades escolares”, comenta.

 

O delegado Márcio Campos Neves alertou sobre o perigo das fake news, que geram preocupação aos moradores. “Recebemos muitas notícias falsas, e são essas notícias que precisamos combater. No entanto, toda a denúncia de possíveis ataques que chega para o setor de Inteligência da Polícia Civil é investigada, assim como a investigação de perfis nas redes sociais”, conta.

 

Conforme o coordenador do GGIM e diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, um grupo formado por gestores de escolas da rede municipal, de instituições de ensino particulares e de representantes das forças de segurança e da Administração Municipal, será formalizado para possibilitar o compartilhamento de informações e denúncias. “A Defesa Civil também está atuando junto com a PM nas escolas, e a prefeitura já trabalha no reforço da segurança pública como, por exemplo, com a instalação de até duas mil câmeras de videomonitoramento na cidade. Também vamos estudar a possibilidade de criar um grupo de trabalho das forças de segurança para as instituições de ensino a fim de definir protocolos relacionados a segurança nas escolas”, finaliza.  

 

 

Texto: Janine Limas
Fotos: Tiago Silva