Quem passou pela Praça Nereu Ramos na segunda-feira (23) pode perceber uma movimentação diferente. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) está promovendo um troca-troca de livros em comemoração ao Dia Mundial do Livro. Durante todo o dia várias atividades, como contação de histórias, também serão realizadas.
A programação prevê ainda uma palestra, às 14h, na Casa da Cultura, com o escritor João Carlos Zeferino, autor de ‘A Bailarina’ que também exibirá um curta-metragem sobre o livro. O projeto conta com o apoio da Livraria Fátima, que doou 10 caixas de livros para o programa de trocas. Todos podem contribuir com a doação de livros, e quem passar pela praça pode pegar o que desejar, sem necessariamente dar um livro em troca.
Segundo o presidente da FCC, Serginho Zapellini, o Dia Mundial do Livro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995 e tem por base as datas de nascimento e de morte do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare e de nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes. “Quando a gente lê, se transporta para um outro mundo que agrega conhecimento e fundamenta o desenvolvimento humano”, ressaltou Zapellini.
Texto: Beatriz Formanski: Foto arquivo JB