Escola S de Criciúma promove Caminhada Cultural
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio percorreram os principais pontos históricos da Capital do Carvão
Cerca de 30 alunos, do 1º ano do Ensino Médio da Escola S de Criciúma, participaram de uma Caminhada Cultural nesta quarta-feira, dia 8. A iniciativa, promovida pela rede básica da Fiesc, integrada pelo Sesi e Senai, faz parte do programa Patrimônio na Escola, em parceria com o Guia Manezinho. A ação propõe que os próprios estudantes conduzam o roteiro e apresentem pesquisas relacionadas ao município.
Na Capital do Carvão, o passeio teve início no Centro Cultural Jorge Zanatta e, logo depois, os estudantes da Escola S se deslocaram à Praça Nereu Ramos; Casa da Cultura; Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi; Praça Chaminé; e encerraram o passeio no Parque das Nações, no bairro Próspera.
“O nosso passeio chama-se ‘Criciúma Passado e Presente: caminhos da memória do carvão. Então, o eixo, aqui no município, é falar sobre a história do carvão, vinculado aos patrimônios da cidade. Fizemos um tour, desenvolvido pelo Guia Manezinho, que é o Rodrigo”, comenta o professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Escola S, Diogo Zomer Perin.
Ao longo da caminhada, as invisibilidades culturais de Criciúma também foram apresentadas. “A ideia era de que a história fosse contada pelos monumentos”, explica o professor. “Às vezes, a pessoa passa todo dia pelo local e não sabe o que aquilo significa, principalmente, pós-pandemia, onde os estudantes ficaram quase dois anos em casa”, acrescenta Diogo.
De acordo com a orientadora pedagógica do Ensino Médio, EJA e ED Continuada, Tatiane Hax Nogueira, a iniciativa proporcionou aos estudantes ações de protagonismo diante dos tipos de patrimônio, históricos, artísticos ou culturais da nossa região. “Com a condução do professor Diogo Perin, os alunos estudaram os patrimônios os quais tinham interesse, investigaram sua história e foram responsáveis por transmitir o que aprenderam aos demais colegas. Desta forma, foram sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem e ampliaram seus conhecimentos em relação a comunidade onde vivem”, enfatiza.
Rodrigo Stüpp, o ‘Guia Manezinho’, comenta que o senso de pertencimento é necessário no cotidiano. “A partir do momento que tu conheces, tu respeitas, e, se tu respeitas, tu defendes. E essa iniciativa, é uma interpretação de patrimônio. Mais do que estudar a história de Criciúma, os alunos apresentaram. Vimos um estudante vestido de mineiro, outros com roupa de futebol, porque tudo isso caracteriza a identidade”, pontua.
Próximos roteiros em SC
O projeto, que passou nesta semana em Criciúma, contempla roteiros a serem percorridos em Lages (14 de junho), com lendas locais; Chapecó (15 de junho), que vai contar a miscigenação da formação da cidade a partir do século 20; Blumenau (20 de junho), que vai explorar o centro histórico; e Florianópolis (21 de junho), com caminhada na Lagoa da Conceição.