Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc inicia turma em Içara
A Unesc deu início à capacitação da primeira turma do projeto Escola de Lideranças Comunitárias na cidade de Içara, na noite sexta-feira (26/04). O evento ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal, marcando a abertura de uma jornada de aprendizado e desenvolvimento para líderes locais, em uma ação em colaboração com a União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) e a Prefeitura Municipal.
O objetivo deste projeto, que já ocorreu na cidade de Criciúma e que também ocorre em Araranguá, é capacitar líderes comunitários, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais em suas comunidades. Por meio de encontros mensais que se estenderão até novembro, os participantes terão a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer suas habilidades de liderança.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, salientou que a Unesc é feita de pessoas e está lado a lado das comunidades. “Nós somos uma comunidade vibrante, democrática e participativa, nascida e sustentada pela própria comunidade da qual fazemos parte. É por esse propósito que vivemos e respiramos. Estamos aqui para crescer juntos”, disse Gisele.
Ela ainda salientou que o projeto ecoa ainda mais quando recebe apoio do Município. “A comunidade prospera com líderes capacitados, munidos de conhecimento sólido, prontos para enfrentar os desafios que surgem em sua realidade”, comentou Gisele, acrescentando ainda que é essencial que os líderes comunitários invistam no desenvolvimento de suas competências e estejam abertos a novas ideias e perspectivas.
“Encorajamos todos os líderes comunitários a investirem em sua própria capacitação, a fim de se tornarem agentes de mudança ainda mais eficazes em suas comunidades”, expressou Gisele.
A diretora de Extensão, Fernanda Sônego, saudou a todos os presentes e enfatizou a importância do conhecimento para a transformação. “Este conhecimento, na verdade, irá complementar e aprimorar as habilidades que vocês já possuem. Desde o momento em que decidiram participar deste evento, vocês demonstraram ser proativos, ter iniciativa e uma forte vontade de fazer a diferença na comunidade. Sejam felizes e aproveitem tudo o que a Universidade vai oferecer”, comentou Fernanda.
A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, enfatizou a importância do trabalho em equipe e da oportunidade com o projeto. “Vocês têm um forte vínculo comunitário e é essencial investirmos em nós mesmos para inovar e adquirir conhecimento. Devemos estar em constante busca pelo aprendizado e aprimoramento do que já sabemos. É por isso que contamos com a presença da Unesc, para oferecer essas oportunidades aqui conosco”, comentou a prefeita.
“E é com essa parceria que podemos formar os melhores líderes que nossa cidade merece”, ressaltou Dalvânia. “Vamos trabalhar juntos para garantir um futuro promissor, no qual o conhecimento e a colaboração sejam os alicerces do nosso desenvolvimento”, acrescentou.
Oportunidades
O vereador Jairo Manoel da Silveira, representando o Legislativo Içarense, expressou gratidão pela oportunidade de aprendizado proporcionada. Ele ressaltou a importância do papel das Universidades Comunitárias, como a Unesc, que desempenham trabalho excepcional ao levar o conhecimento além dos muros acadêmicos, diretamente às comunidades que mais necessitam.
“Por meio de iniciativas de Extensão, a Unesc abre as portas e estende as atividades para atender às demandas específicas das comunidades locais. Este curso certamente proporcionará aos líderes comunitários uma ampla gama de conhecimentos e habilidades valiosas, que os capacitarão a fazer uma diferença ainda maior em seus espaços”, comentou o parlamentar.
A presidente da UACI, Karla Vicente, também expressou sua satisfação com o trabalho da entidade em prol das comunidades. “Estamos sempre unidos, enfrentando desafios e buscando maneiras de melhorar nosso conhecimento e nossa relação com entidades e o Poder Público”, enfatizou.
“Ao saber da oportunidade de capacitar nossos líderes comunitários, fiquei extremamente ansiosa para que Içara também participasse desse projeto”, compartilhou Karla. “Na verdade, isso reflete o que planejamos para nossa UACI e para todos os interessados presentes esta noite”, agradeceu Karla.
O evento de lançamento contou com a participação de uma plateia entusiasmada de líderes comunitários, todos motivados a aprender e aprimorar suas habilidades para beneficiar suas respectivas comunidades. O tema do encontro inaugural foi dos mais pertinentes: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentados pelo professor e assessor da Diretoria de Extensão, Abel Corrêa de Souza.
O próximo encontro da turma está marcado para o dia 27 de maio, quando será iniciado o primeiro módulo sobre políticas públicas e sociais, e participação popular.
Expansão
A Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc também está ativa na cidade de Araranguá. Em abril, a Universidade concluiu as atividades da primeira turma em Criciúma. Durante quase sete meses, os participantes desfrutaram de um intenso período de aprendizado e compartilhamento de experiências.
Ao término do módulo, os participantes receberam certificados de conclusão, reconhecendo o comprometimento e engajamento com o desenvolvimento comunitário.
Texto e Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc
Cordialmente,