Classificação é inédita para o município e trabalho é um dos 20 escolhidos em Santa Catarina para participar da feira
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, do bairro Brasília, foi selecionada para participar pela primeira vez da VI Feira Nacional de Matemática. O trabalho escolhido foi realizado pelos estudantes do 8º ano, Richard Fernandes e Ana Carolina Gonçalves.
Com o tema ‘Números primos e as peças de Lego: um encaixe possível’, o estudo foi orientado pelas professoras Karine Mrotskoski e Dulcelena Vitorino. A VI Feira Nacional de Matemática será realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac), na cidade de Rio Branco, entre os dias 23 e 25 de maio.
O trabalho de pesquisa dos estudantes foi desenvolvido em sala de aula durante o período letivo de 2017. Ainda no ano passado, ele foi classificado para a Feira Regional e para a Feira Catarinense de Matemática, para, então, ser um dos 20 trabalhos de Santa Catarina selecionados para a Feira Nacional.
Serão três dias de exposição, quando será apresentada a abordagem escolhida pelos estudantes para a realização da pesquisa: permitir um estudo mais dinâmico, proporcionar atividades práticas de aprendizagem, estimulando a memória visual e promover a melhor compreensão dos conceitos da matemática.
“Acreditamos que trabalhos como este, permitem olharmos a matemática além de fórmulas e regras, que professores e alunos percebam uma maneira diferente de trabalhar a disciplina. Ficamos muito felizes com a seleção do trabalho para a Feira Nacional, a Secretaria de Educação, além de proporcionar educação de qualidade, tem motivado projetos que fazem a diferença no aprendizado dos nossos alunos”, comemora a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.
Texto: Vivian Sipriano
Foto: Divulgação/Decom